casa de campo

Ateliê Roberta Imperiano

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Receitas para o Natal

    Continuando minhas postagens anteriores, vamos falar mais de comidinhas de Natal...
    Essa semana vários programas tem mostrado receitas de Natal. Mesmo sem ter tempo de assistir, podemos recorrer sempre a internet!

    No programa Mais Você, Ana Maria ensinou ontem a fazer o bolo da mãe de Zeca Camargo, que dizem ser maravilhoso. Vou sim fazer! E vocês?

    BOLO DE NATAL DA MÃE DE ZECA CAMARGO

    Massa
              225 g de manteiga
    • 225 g de açúcar
    • 4 ovos grandes ou 5 ovos pequenos
    • 225 g de farinha de trigo
    • 1colher (sopa rasa) de canela em pó
    • 1 xícara (chá) de conhaque
    Recheio
              50 g de nozes
    • 50 g de castanha de caju
    • 50 g de castanha do Pará
    • 100 g de figos secos
    • 150 g de uvas-passas
    • 150 g de frutas cristalizadas
    • 50 g de ameixa sem caroço

    modo de preparo
    1°- Coloque numa tigela 50 g de nozes, 50 g de castanha de caju, 50 g de castanha do Pará, 100 g de figos secos, 150 g de uvas-passas, 150 g de frutas cristalizadas e 50 g de ameixa sem caroço, misture e reserve.
    2°- Numa batedeira coloque 225 g de manteiga e 225 g de açúcar e bata bem. Com a batedeira ainda ligada adicione 4 ovos grandes ou 5 ovos pequenos, um a um. Em seguida acrescente 225 g de farinha de trigo, 1colher (sopa rasa) de canela em pó e 1 xícara (chá) de conhaque e bata bem até formar uma massa homogênea.
    3°- Desligue a batedeira e adicione à massa a mistura de frutas secas (reservada acima). Transfira a massa para uma assadeira untada com manteiga e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e sirva em seguida.

    No mesmo programa, ela ensinou a fazer um PERU FRITO. Tirando que tem que ter um cuidado extra para não se queimar, ele fica muito bonito!
    PERU FRITO
    • 1 colher (café) de sal
    • 6 dentes de alho bem amassados
    • 1 colher (café) de glutamato monossódico
    • 1 peru (+/- 5 kg)
    • 12 garrafas de óleo (10,800 litros)
    • modo de preparo
    1°- Numa tigela coloque 1 colher (café) de sal, 6 dentes de alho bem amassados, 1 colher (café) de glutamato monossódico e misture.
    2°- Lave bem o peru em água corrente e tempere com a mistura feita acima. Coloque o peru (já temperado) dentro de um saco plástico e deixe marinando por 12 h dentro da geladeira. Retire da geladeira e amarre as pernas do peru com uma tira feita com papel alumínio dobrado diversas vezes. Quebre ao meio um palito de churrasco e espete cada asa junto ao corpo do peru para que ele fique mais bonito.
    3°- Coloque numa panela 12 garrafas de óleo e leve ao fogo médio até aquecer (155°C). Quando o óleo estiver bem aquecido, coloque devagar o peru marinado e frite por 50 minutos. Retire o peru da panela e deixe escorrer. Sirva em seguida com arroz colorido e farofa.
    Dica: Se você não tiver termômetro utilize um pedaço de miolo de pão. Se ao colocar o miolo de pão na gordura a mesma afundar, o óleo está frio; se o miolo de pão boiar, o óleo está no ponto de usar; se o miolo de pão queimar, o óleo está quente.
    E hoje, ela ensinou a fazer uma rabanada chique! hahah.. adorei!
    Rabanada é uma delícia, imagina ela frita! Pois é.. eles usaram a técnica de Strufoli (comida italiana), para fazer essa receita, e ficou muito legal! (link site)


    Strufolli de Rabanada

    Rabanada
    • 5 pães franceses cortados em cubos pequenos
    • 500 ml de leite
    • 4 ovos batidos
    Mergulhe os cubinhos de pão francês em 500 ml leite e em seguida em 4 ovos batidos. Com as mãos vá colocando os cubinhos, um a um no óleo quente até que fiquem dourados. Retire os cubinhos com uma escumadeira e deixe escorrer em papel absorvente. Reserve.
    Calda
             2 xícaras (chá) de açúcar
    • 1 xícara (chá) de água
    • 2 pedaços de pau de canela
    • ½ xícara (chá) de mel
    • nozes, castanha de caju, amêndoas picadinhas a gosto
    • canela em pó a gosto
    Numa panela coloque 2 xícaras (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de água e 2 pedaços de pau de canela e leve ao fogo baixo até derreter o açúcar (+/- 5 minutos). Adicione ½ xícara (chá) de mel, misture e deixe ferver até ficar uma calda com cor de caramelo clara (+/- 3 minutos). Desligue o fogo e deixe amornar.
    Montagem
    3°- Passe os cubinhos de pão fritos (reservados acima) na calda morna e coloque num prato de servir. Salpique nozes, castanha de caju, amêndoas picadinhas, polvilhe canela em pó e sirva em seguida.
    receita tradicional de strufoli

    Mas, ai não me contive e fui atrás da receita tradicional de Strufoli, e encontrei essa da marca de açúcar UNIÃO.
    STRUFOLI
    Para o Natal, faça uma árvore ou uma guirlanda com os strufolis, fica lindíssimo na mesa!
    MASSA
            6 ovos (cerca de 360g)
    • óleo de girassol para fritar
    • 1 cálice de conhaque ou rum (75ml)
    • amêndoas, nozes, avelãs, raspas de laranja à gosto
    • 6 xícaras (chá) de farinha de trigo (660g)
    • confeitos coloridos para decorar
    CALDA
    • 2 xícaras (chá) de União Doçúcar (380g)
    • 250 mililitros de mel de abelha
    • 1 xícara (chá) de água (200ml)
    MODO DE FAZER
    MASSA
    Bata os ovos até dobrarem o volume. Acrescente aos poucos o conhaque. Junte a farinha e continue batendo até obter uma massa firme e homogênea. Abra com um rolo de massa, um retângulo com cerca de 4 mm de espessura. (Se utilizar máquina ou cilindro afine a massa como se fosse para talharim fino). Corte em quadrados pequenos (1,5 cm) e, frite-os no óleo bem quente e abundante. Coloque em papel absorvente e reserve.
    Passe as massinhas na calda de mel e, escorra o excesso. Polvilhe com as amêndoas, nozes e avelãs levemente torradas e picadas. Junte as raspas de laranja. Coloque essa massa, ainda morna sobre um prato de serviço e modele uma rosca, com as mãos molhadas em suco de limão. Decore com os confeitos coloridos. Sirva em temperatura ambiente.
    CALDA
    Misture o DOÇÚCAR com a água, e leve ao fogo baixo, mexendo até a completa dissolução do açúcar. Junte o mel e, ferva até obter uma calda em ponto de pérola (105ºC). Utilize.
     Já no programa Jornal Hoje, eles procuraram fazer receitas tradionais de Natal de forma nada tradicional para economizar.
    Gostei muito dessa receita de Tender, mas não usaria como Tender, e sim como um novo prato. Não deixa de ser gostoso e diferente do usual.
    FALSO TENDER

    Veja o vídeo passo a passo: click .
    Falso Tender (serve 10 pessoas)



    Tender
    - 1,5 kg. de presunto
    - 600 gr. de catupiry
    - 1/2 kg. de bacon fatiado
    - 100 gr. de cravo da índia
    Molho
    - 1/2 kg. de abacaxi
    - 1/2 kg. de açúcar
    - 100 gr. de amido de milho
    - 10 laranjas
    - 5 limões
    Preparo do tender:
    Triturar o presunto no liquidificador, misturar com o catupiry e fazer pequenas bolas com a massa. Recheia as camadas com bacon e, ao final da massa, enrola tudo em mais fatias de bacon. Espete cravo-da-índia prendendo as fatias de bacon e enrola em duas folhas de papel alumínio. Deixar assar por, aproximadamente, 30 minutos.
    Preparo do molho:
    Preparar o suco das laranjas, limões e abacaxi, misturar os três. Levar ao fogo junto com o amido e o açúcar. Quando tiver aspecto de molho, desligar e colocar por cima do falso tender.


    E em vez do tradicional PERU, o Jornal Hoje deu a idéia de um PATO recheado. É uma boa idéia para quem não gosta de peru, e que pode ser servida sempre!

    PATO RECHEADO  

    1 pato (com cerca de 2,5 kg)
    - 4 ramos de alecrim picados
    - 6 ramos de tomilho picados
    - 2 folhas de louro
    - 30g de gengibre ralado
    - 1 colher de chá de canela em pó
    - 2 colheres de sopa de sal
    - Pimenta do reino e manteiga a gosto
    - 100g de manteiga
    - 100g de mel
    - 500 ml de caldo de legumes
    - 1 cebola espetada com cravos-da-índia
    - suco de 1 limão

    Modo de preparo:

    Para o prato ficar perfumado e com o sabor das ervas acentuado, amasse bem e deixe a mistura dos temperos como se fosse uma farofa. Depois, passe o tempero vigorosamente no pato, inclusive no interior da ave. Não retire a pele para não ressecar. Coloque uma cebola com cravos dentro do pato para soltar sabor e aromatizar. Amarre as pernas da ave com um rolo plástico, passe manteiga derretida e cubra com o papel alumínio, deixando a parte brilhante para baixo para acelerar o cozimento.
    Leve o pato para o forno pré-aquecido a 170 graus, por uma hora. Depois de assado, jogue por cima a mistura com caldo de galinha, mel e um pouco de suco de limão. Deixe a ave por mais 15 minutos no forno. Para finalizar e deixar o prato mais bonito e apetitoso, recheie com morangos frescos. A receita serve seis pessoas.

    Creme de damascos e cogumelos
    Ingredientes:
    - 1 litro de molho branco
    - 300g de damasco cortado em pedaços pequenos
    - 200g de cogumelos cortados em quatro partes
    - 10g de manteiga sem sal
    - 1 cebola pequena repicada
    - 1 taça de vinho branco seco
    - Sal e pimenta-do-reino a gosto
    Modo de preparo:
    Aqueça a manteiga e salteie a cebola até murchar. Coloque os pedaços de damasco e de cogumelo. Acrescente o vinho branco e deixe evaporar. Adicione o molho branco e deixe ferver, em fogo brando, até ficar encorpado. Acerte o tempero com sal e pimenta-do-reino moída na hora.

    BON APETIT!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Obrigada pelo comentário =***