casa de campo

Ateliê Roberta Imperiano

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Traje do Noivo

Olá!
Estou nos últimos preparativos para o casório, e por isso a falta de tempo para escrever (já que também trabalho).
Essa semana lacrei meus convites (fiz em papel parecendo renda renascença na Paper by, mas mandei fazer um sinete pelo site www.gunther.com.br para lacrar com cera, como na época medieval =). Depois que eu enviar, coloco tudinho aqui para vocês!

Sábado compramos o terno do meu marido (já sou casada no civil há mais de 1 ano para quem não sabe).  Estávamos super em dúvida do que ele usar, já que é um casamento no fim da tarde na Casa de Campo (um engenho/fazenda há 300 anos na família, com capela e hospedagem).
Costume bege para um casamento de dia (a cara do meu marido, ainda com chapéu..vixe..igual!kkkk)
Pesquisei sobre o assunto, maridinho queria um bege, algo bem cara de fazenda de dia (ele fala que depois ficaria usando para andar a cavalo - sim, ele é muito excêntrico/mas mto fofo - sim, não deixaria ele fazer isso com um terno caro!kkk), mas vi que o preto sempre é chique em qualquer ocasião, já as cores claras não entram pela noite com elegância.
Ou seja, se for casar de dia, sem que a festa entre noite a dentro, pode optar por uma cor clara.
Se for na praia um bege se usa mais, se for na fazenda um cinza se usa mais.
Opção para quem vai casar de dia na praia

Opção para quem vai casar de dia na fazenda (obs: feche o paletó quando estiver em pé, deixando o último botão aberto)
No nosso caso, vai começar às 16h e rolar festa até de noitão..então só o cinza escuro/ chumbo/ azul marinho/ e o preto, é que cabe com elegância.

Ternos chumbos, opções para fim da tarde (mais tradicional se usar com gravata prateada)

Importante também ver como a noiva estará vestida. Se a noiva estiver bem tradicional e glamourosa, pede-se que o noivo a acompanhe na formalidade. Do mesmo jeito que se ela estiver descontraída, ele também deverá estar.

Bem, estarei com um vestido Patrícia Bonaldi branco de renda, nada muito volumoso, porque não é adequado a ocasião de casamento no campo final da tarde. Então o noivo terá que estar chique, mas não poderá usar um smoking (aliás, smoking não é adequado para casamento)! Então, como vocês vão ler abaixo, decidimos por um terno chumbo.

Meu pai usará um costume cinza médio, risca de giz, Ralph Lauren. E minha mãe um vestido de renda, sem brilho, de cor vinho (muita gente não gosta de vinho para casamento, mas o vestido dela ficou lindo), da Empório HD. Ambos, como eu, compramos há mais de 1 ano, antes de ter adiado a festa de casamento.

No blog Vestida de Noiva, Fernanda Floret diz que se o noivo está de terno, os padrinhos e pais também devem estar. Mas aos meus padrinhos, sugiro apenas o costume, sem o colete. Já que será um casamento menos formal, e nem à noite aqui em Recife se costuma usar Terno completo para os padrinhos.

De primeira, fomos no melhor alfaiate de Recife - Bruno Perrelli, que desde seu pai - há quase um século - mantém a boa técnica de fazer sob medida os melhores ternos da cidade. Perrelli sugeriu um chumbo, modelo tradicional, gravata tradicional, tudo super tradicional e chique. Adoramos ele e o trabalho dele, mas como meu marido trabalha muito (médico), e teria que ir pelo menos 3 vezes para ficar perfeito, então decidimos comprar pronto, e de cara pensei em Ricardo Almeida, que é o grande estilista Brasileiro da alfaiataria.
Costume cinza para casamentos de dia - amei!!!

Terno super chique para qualquer ocasião, em especial à noite. Impossível errar!

Aqui em Recife, só conheço a Dona Santa | Santo Homem (aproveita e almoça no IT, dentro da loja) que vende ternos Ricardo Almeida. (obs: agora já tem Ricardo Almeida no Shopping Rio Mar). Teresa, vendedora de lá, mostrou-nos também os ternos de Ermenildo Zegna (que é sumidade internacional) e Hugo Boss. Mas no tamanho dele (48 de terno) só tinha o chumbo Ricardo Almeida. Ele optou por um terno (3 peças) de dois botões, com camisa slim Ermenildo Zegna, e gravata fina branca (é o ideal para o noivo uma gravata branca ou cinza bem clara, mas poucas lojas tem, com certeza Ricardo Almeida e Ermenildo vão ter sempre).
Ficou um noivo super moderno e muito chique! Como ele tem uma forma física boa, o terno caiu perfeitamente e só precisou fazer a bainha, e terça já busco, ele não tem mais nenhuma preocupação até a festa! Nem mesmo fazer a barba, já que ele está fazendo a laser com minha irmã, na clínica dela INCORPUS.


Camisa Slim Fit fica toda justa no corpo sem deixar tecido sobrando. É perfeita para quem vai usar terno e está em forma.
Camisa Slim com gravata ultra fina (não é modelo para noivo essa foto, coloquei para mostrar a camisa)
Gravata: A gravata fina está super em alta, e fica lindo para quem também está em forma. Se estiver mais gordinho, use a tradicional para dá um efeito de mais magro. Não é obrigatório ser prateada/branca, mas é a cor tradicional do noivo, sem desenho (os padrinhos tendem a usar gravatas prateadas listradas, com poá etc). Não gosto daquela gravata Plastron com a pérola, mas também se usa.

Terno Ricardo Almeida com gravata fina

Costume x Costume:
O Costume é o paletó + calça.

Costume Hugo Boss

O terno, já diz o nome, são 3 peças, ou seja, tem colete. Adoro quando o noivo usa o terno, pois se diferencia dos demais convidados, além de ficar um charme. O último botão do colete deve estar aberto (dica de Charles, gerente da Dona Santa). Na hora da festa, Charles sugeriu que pode tirar o paletó e ficar com o colete, mais fresquinho e ainda assim um charme! #adorei!
Terno Ricardo Almeida
Lembrando que o paletó também tem que estar com o último botão aberto, seja um paletó de 3 ou de 2 botões. Quando sentar deve abrir todos, mas ao levantar, feche automaticamente - deixando o último aberto.
 
COMO VER SE O TRAJE ESTÁ PERFEITO EM SEU CORPO?
OMBROS: no local certo. Não faz ajustes.
PALETÓ X CALÇA: O comprimento do paletó deve estar igual ao da calça, ou o mais próximo, para ter um equilíbrio entre o corpo e as pernas, ao olhar para o noivo. Se a pessoa for baixa, pode ser um pouco acima da linha do quadril, ou um pouco abaixo se for muito alta. Veja se o paletó está acinturado na medida! Já a calça tem que estar segura, sem necessidade do cinto (mas deve-se usar o cinto como acessório).
BARRA DA CALÇA: Os ternos mais modernos cobrem um pouco do sapato, os mais tradicionais cobrem mais. Mas sempre cobrindo a meia, sem sobre de tecido.
PUNHO: Apenas um dedo deve aparecer pela manga do paletó.
LAPELA: proporcional ao tamanho do homem.

Coloquei mais sobre trajes, com link dos dois melhores blogs brasileiros sobre casamento:
FRAQUE:leiam no blog de Constance Zahn.
Só sei de uma coisa, os que vejo alugando não gosto. Se não estiver perfeito, é muito melhor usar um terno.  #humilde opnião!
WHITE TIE: clique aqui.
GRAVATA BORBOLETA:  clique aqui. #Acho fofo!
E a última dica, retirada do blog dela:
"Como em tudo na vida, o clássico é sempre chique e não tem erro. Para noivos mais formais, isso significa fraque e meio-fraque – ou smoking, caso o evento seja black-tie. Para noivos um pouco mais informais, um terno bem cortado. - > Evite túnica, trajes sociais em branco*, trajes “anfíbios” (que não são nem uma coisa nem outra, como misto de fraque com gravata borboleta, que não é nem fraque, nem smoking, e ainda marrom, para piorar… oi?!?), e cia. (* branco em linho, algodão e afins para casamento na praia são outros quinhentos)"

Também adorei as dicas do blog de Fernanda Floret: VESTIDA DE NOIVA, (clique no link.) que fala inclusive sobre o traje dos padrinhos e pais dos noivos.


Gostaram!?
Depois do casório, coloco a foto de maridinho vestido a caráter!

Olha ai uma fotinho do meu casamento, com meu marido pronto! Gostaram do terno?
Clique aqui para ver sobre o casamento.
Clique aqui para ver o post sobre traje festivo (smoking) para os homens.

E meu pai em momento de descontração =) fofo! (costume Ralph Lauren)

beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário =***