casa de campo

Ateliê Roberta Imperiano

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Filé de porco com arroz de 7 cereais

Filé de porco com arroz de 7 cereais (neste usei queijo parmesão ralado na hora para compor o arroz, e tirar o gostinho sem graça - para quem acha sem graça como meu marido), no meu, para ficar mais light não usei queijo. =(
Nesta usei um pouco do marinado para selar a carne e fazer este molhinho.

Olá, como passaram o feriado?

      O meu foi na praia de Catuama, relembrando toda minha infância e adolescência na Marina Barra de Catuama, que é dos meus pais, e onde aprendi a cozinhar comida do mar (há alguns anos o mar invadiu e destruiu o restaurante, mas que continua como marina de barcos).
      Sim, em vez de ficar na praia, muitas vezes preferia ficar na cozinha! Mas hoje em dia sou mais fã de fazenda mesmo (não hoje em dia só, porque morei minha infância e adorava), e praia é só uma vez no ano kkkk apesar de continuar mais fã de cozinhar e comer frutos do mar.
     Enfim, na praia sempre rola muita cerveja, vinho, e muito peixe frito, então esta semana estou procurando "maneirar" nas calorias! ehehhe

Meu prato light favorito, de fazer em casa, é o filé de frango grelhado com salada e batatas assadas (e não sou fã de frango!), faço uma vez por semana pelo menos. No post da próxima semana vou colocar as dicas para vocês! =*



Vamos ao Filé de porco:
Eu adoro porco, e alguns cortes dele são como carne branca, basta tirar a gordura, diferente da carne vermelha que tem a gordura entre as fibras. E ainda, tem um precinho ótimo! Um filé ou picanha de porco chega a metade do preço da do boi!

Na Casa de Campo, nós usamos o porco criado lá mesmo, orgânico, ou seja, mais saudável impossível! Os hóspedes se dão bem porque praticamente todos os animais consumidos são criados lá com muito amor e bem alimentados!

Para o filé do porco, pode-se fazer inteiro de forno, como já dei a receita aqui (filé de porco com batata assada), ou medalhão, como será o de hoje.

Esta é a versão light sem queijo e sem molho =( a minha! kkk
Mas ainda delicioso!

Mas vamos lá ao tempero:
1 colher (sopa) de mostarda dijon (ou outra mais simples, não tem problema)
1 colher (de chá) de gengibre em pó (ou ainda melhor se for fresco)
1 colher de shoyo
1 colher de mel de engenho* (se não tiver, pode ser mel "karo")
1 colher de açúcar mascavo* (se não tiver, não tem problema)
1 colher (sopa) de vinagre ou suco de limão (prefiro sempre limão no porco, mas na falta pode-se usar vinagre)
1 colher (sopa) de óleo ou azeite
pimenta, alho, cebola (não use sal, ou use bem pouco, pois o shoyo já é salgado)
Deixe marinar os medalhões no molho por umas 2horas.

obs: como meu filé estava congelado inteiro, não deu para descongelar totalmente e ai os medalhões não ficaram tão bonitos, mas na hora de selar, dá para dar uma arredondada, deixando ele mais redondinho.
Uma dica boa é quando você comprar resfriado, você já corta os medalhões e enrola com plástico filme, congela já os medalhões bonitinhos, fica perfeito!
Outra dica é fazer os medalhões de porco mais finos do que a de boi, já que o ponto da carne deve ser mais bem passada do que a de boi.
Medalhões na marinada

Na hora de servir, sele os dois lados bem. Tampe, enquanto monta o prato.

*obs: se gostarem de mel de engenho e açúcar mascavo, na Casa de Campo produzimos e vendemos.

ARROZ 7 CEREAIS
Existem várias marcas que fazem esses pacotes com arroz mais saudável, este de 7 cereais tem: fibras (trigo, aveia, linhaça, cevada, centeio, triticale), vitaminas e minerais (trigo, cevada, quinua e aveia), ácidos graxos/ ômega 3,6 e 9 (linhaça e quinua) e aminoácidos (quinua). Mas existem outros gostosos e mais saudáveis como o arroz vermelho, o arroz negro, etc.

Modo de fazer: Para 2 pessoas, 1 xícara de arroz e 4 de água dá tranquilo.
Eu gosto de fritar cebola e alho com um fio de azeite, depois colocar o arroz, dá uma mexida e só depois colocar a água já fervente. Deixa por uns 30minutos no mínimo. Cuidado para não queimar! Se a água evaporar antes disso, coloque mais (fervente!).

obs: Atrás das embalagens, normalmente eles colocam 1 xícara de arroz para 2 de água, mas não é o ideal porque seca rápido e além de ficar cru, pode queimar!
Se quiser ficar junto observando, deixe bastante água fervida preparando para ir repondo.

Gostaram?!
Qual arrumação você preferiu?
=****

Ainda no blog sobre porco:
Dica para fazer um pernil de porco, clique aqui.
Receita do meu leitão "civilização do açúcar", clique aqui.
Matéria do gastrô online do Diário de Pernambuco, clique aqui.
Receita de costela americana com anéis de cebolas, clique aqui.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário =***