casa de campo

Ateliê Roberta Imperiano

sábado, 3 de julho de 2010

DÚVIDAS SOBRE ANTICONCEPCIONAIS



Importante salientar, antes de ler esse post, de que há vários métodos anticoncepcionais que a mulher pode usar, e o mais importante é que esses anticoncepcionais são EXCLUSIVAMENTE para não engravidar, pois não protegem contra os vírus da HIV e HPV, entre outras doenças sexualmente transmissíveis, como a herpes, a clamídia e a gonorréia. USE CAMISINHA SEMPRE!


Ademais, antes de tentar qualquer dos métodos, converse com seu médico e faça os exames necessários. Esse post é apenas uma forma de conhecer melhor os vários métodos, mas NÃO DEVE SER A PRINCIPAL FORMA DE ESCOLHER SEU ANTICONCEPCIONAL. Não tenha vergonha de perguntar ao seu médico qualquer dúvida, ele tem obrigação de lhe informar.
Abaixo, segue ALGUNS TIPOS DE ANTICONCEPCIONAIS. Conversando com amigas, percebi que a maioria não entende como funciona cada um dos tipos, apenas a pílula convencional, então resolvi pesquisar e resumir de forma prática.


Anel Vaginal (NUVARING)
Como funciona?Libera doses contínuas de derivados de estrogênio e progesterona durante 3 semanas. Após esse período, o anel é retirado por uma semana, e colocado um novo. É inserido pela própria pessoa.
Para quem é recomendado? Para as mesmas mulheres que usam a pílula normal.
Vantagens: Não há o medo de esquecer a pílula, nem é tão caro. Provoca menos reações, já que os hormônios não são metabolizados pelo fígado. É possível suspender o uso a qualquer momento.
Desvantagens: Alguns mulheres reclamaram de não saber muito bem qual posição correta do anel. Apesar dos hormônios não passarem pelo fígado, podem ter problema quem tiver sensibilidade ao estrogênio.

Adesivo(EVRA)
Como funciona? Libera uma combinação de ambos os hormônios, que bloqueia a ovulação. Da mesma forma que o anel, é usado por três semanas e, com intervalo de uma semana se coloca um novo. O adesivo é a prova d’agua.
Para quem é recomendado? Para as mesmas mulheres que usam a pílula normal.
Vantagens: Não há o medo de esquecer a pílula.
Desvantagens:Pouco discreto. Tem as meas desvantagens de reações que as pílulas normais.

Injetáveis( DEPO-PROVERA)

Como funciona? É aplicada a cada 90 dias no braço ou nas nádegas, a injeção de progesterona suspende a ovulação e a menstruação.
Para quem é recomendado? Para pessoas sensíveis ao estrogênio, com problemas cardíacos, quem está amamentando e fumantes.
Vantagens: Elimina os problemas da menstruação.
Desvantagens: Pode aumentar o risco de depressão e agravar a irritabilidade. Pode ocorrer sangramentos irregulares. O uso prolongado pode ocasionar perda significativa na densidade óssea. O melhor é que só use ele, caso as outras opções forem inadequadas.

Pílula contínua ou Mini-pílula (sem estrogênio) – CERAZETTE

Como funciona? Tem como base a progesterona, que inibi a ovulação(o uso é contínuo) e dificulta o trajeto do espermatozóide.
Para quem é recomendado? Para mulheres que não toleram o estrogênio, ou tem problemas de circulação/coágulos sanguíneos – há mais risco com o uso de estrogênio. Também para mulheres que estão amamentando, pois ela não afeta o suprimento de leite
Vantagens: Provoca menos efeitos colaterais, como sensibilidade nas mamas e aumento de peso. Para algumas, o fluxo sanguíneo e a TPM diminuem. Como é de uso contínuo, pode ocorrer de suspender a menstruação (o que para mim é vantagem).
Desvantagens: Mesmo sendo contínuo seu uso, pode ocorrer muitos sangramentos irregulares ao longo do mês. Deve ser tomado no mesmo horário todos os dias, pois pode ter reduzida sua eficácia.

Dispositivo intra-uterino (DIU com hormônio - não é o de cobre)
Como funciona? Libera doses de hormônio similar à progesterona, que impedem a fertilização do óvulo. É inserido pelo ginecologista na clínica.
Para quem é recomendado? Para os mesmos que o do Cerazette, além de mulheres com miomas, nódulos no útero e problemas cardíacos. Os ginecologistas preferem usar o Cerazette antes de tentar o DIU para mulheres que ainda não engravidaram, por causa do desconforto que pode levar seu uso.
Vantagens: A proteção é de 5 anos. Os efeitos colaterais, como o fluxo menstrual, tendem a diminuir uma vez que a ação hormonal é diretamente no útero.
Desvantagens: Custo alto(apesar que se comparado ao quanto se gastaria em cinco anos de pílula, sai bem mais barato); Pode deixar irregular a menstruação; Pode ter desconforto na colocação do dispositivo, e também durante seu uso.

Implante Subdérmico (IMPLANON)
Como funciona?É colocado um bastonete(do tamanho de um palito) sob a pele, que libera um derivado de progesterona, bloqueando a ovulação.
Para quem é recomendado?Para pessoas sensíveis ao estrogênio.
Vantagens:Dura 3 anos. O fluxo sanguíneo e TPM diminuem, inclusive com a suspensão da menstruação(para mim é vantagem). O fato de ser administrado pela via sub-dérmica evita a passagem pelo fígado, reduzindo os efeitos sobre este órgão.
Desvantagens: Pode ter sangramentos irregulares(muitooo incoveniente).


obs: Irei pesquisar sobre preços e depois postarei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário =***