casa de campo

Ateliê Roberta Imperiano

domingo, 22 de dezembro de 2013

Rabanada para o Natal (fatia dourada ou parida)


Olá!

 A Editora Panelinha, com Rita Lobo, está com uma promoção de dezembro que postando a melhor foto de sua rababada ganha um livro. E eu também quero ganhar!!! ;) qualquer dos livros vou amar, mas achei o "Cozinha de Estilo" super minha cara e do blog que mistura moda e gastronomia, não é?! Mereço hein?!

Abaixo a foto que fiz no dia de Natal (hoje), com pó de ouro e uma plaquinha do papai noel avisando que tem rabanada para o Natal ;)


Para saber todos os detalhes, entra no site:  panelinha.ig.com.br

Independente disso, o Natal não pode passar sem rabanada! Aqui no Nordeste chamamos também de fatia dourada ou parida, e não existe finalidade melhor para aquele pão dormido! 

Olha como é fácil (receita da Ed.Panelinha, que adorei fazer e comer pelo toque de baunilha e escrevi aqui como fiz):

Corte dois pães amanhecidos, com uma faca de serra, horizontalmente como na foto abaixo:
Coloque em um prato fundo 1 xícara de leite integral com 1 colher de açúcar e 1 colher de essência de baunilha. Na receita original ela coloca 2 xícaras de leite, 2 colheres de açúcar e 1 colher de essência de baunilha. Mas, preferi fazer  assim, porque achei que seria muito para meu pão, e para meu prato. No seu, se faltar leite faça mais. 

Noutro prato, bata com garfo 1 ovo - novamente, na receita original diz para bater 2, mas a mesma coisa do leite, prefiro fazer aos poucos, até porque como Nigela (cozinheira inglesa do GNT), sou bem desastrada =P.

Unte com margarina uma frigideira, e frite as fatias passadas no leite aromatizado e depois no ovo. Quando dourar os dois lados estarão prontos para servir, mas antes de comer, peneire açúcar com canela por cima, e eu ainda dei meu toque essencial com um mel de engenho (melado) feito aqui na Casa de Campo, que adoroooooo ;) 
Na foto, enfeitei com dois raminhos de baunilha, que são esses filetizinhos em cima da rabanada que são a verdadeira baunilha, sabiam?! Eles são extraídos de uma orquídea chamada Vanila. 
Os pratos e jarros de porcelana foram pintados pela minha avó, Lúcia Cavalcanti. Ela pintava lindamente, principalmente orquídeas e fez exposiçōes pelo mundo inteiro. ;) Homenagem a minha Dinda. 


Abaixo a foto e a receita que a Chef Flávia Quaresma postou hoje de suas rabanadas (com bastante fritura, cá entre nós, não é nada saudável, mas fica uma delícia!)





Escolham entre a receita mais saudável e a menos saudável, ambas deliciosas, só não pode deixar de fazer!
Gostaram?! ;*

Look confraternizaçōes


Olha eu de novo no look do dia =p 
Esse look usei sexta para a confra de uma turma perfeita, o "Panda".

Look confraternização: camisa Pat Bo para C&A, saia de couro desenho a laser Farm, sandália com bordados em pedras Dumond, bolsa Empório Naka.

Gostaram?! ;**

Para o casamento de Manuela Asfora e Thiago Sultanum: vestido Moda Internacional, clutch Ateliê Zôe.


sábado, 21 de dezembro de 2013

Pesto em salada caprese e com bruschetta

Olá!
Para este fim de semana, minha sugestão é fazer um delicioso pesto (molho italiano feito de manjericão e pinoles, que hoje troquei por castanha de cajú, mas que gosto muito com amêndoas e nozes). 
Esse molho é mais usado com um delicioso macarrão servido como prato principal, mas hoje vou das duas dicas de entradinhas, uma salada caprese e duas bruschetta, todos de base italiana, mas com toques pessoais da cozinheira aqui. ;) Espero que gostem!

Pesto
1 xícara de azeite extra virgem (quanto melhor o azeite, melhor ficará o pesto)
Usei o quinta da Alorna, mas gosto também do Esporão e da Quinta do Castro. Se for comprar um mais barato, veja se tem acidez 0,3 ou menos. 
1dente de alho (sem casca ;)
1 xícara de xerém de castanha
2 xícaras de manjericão
Desta vez usei também 1/2 xíc. do azeite com pimenta que vem dentro desse queijo de cabra (foto abaixo) que deu um gostinho ainda mais especial.

Bata tudo no liquificador até formar uma pasta. 
Vou dever a foto.. Desculpem, esqueci mesmo de tirar!

Salada Caprese

Essa arrumação não é a clássica, nem todos os ingredientes, ok?! ;***

Arrume as folhas verdes com um pouco de pesto. Coloque uma fatia de tomate e uma fatia de queijo (neste coloquei um
queijo de cabra português, que por sinal AMEI! E não sou fã de queijo de cabra, coloquei a foto acima, na parte so pesto. Comprei no Perine do Rio Mar por R$24 - carinho mesmo - com apenas 6 fatias do queijo em azeite com pimenta, ou seja, para 2 pessoas).

Faça 3 camadas e finalize com um pouco mais de pesto e um raminho de manjericão.
Esse azeite mais amarelado é com aroma de laranja, maravilhoso. Comprei no shopping Leblon no RJ. Dá um toque especial em qualquer coisa!

Mas o azeite com aroma de laranja é bem difícil de encontrar, então não se preocupem, façam sem ele que mesmo assim continuará delicioso! 

Bruschetta

Compre pão baguette ou outro de sua preferência (o ideal é um pão mais durinho para cortar em fatias de 1 dedo de largura). Arrume numa grelha, com apenas um lado "melado" no azeite (também de excelente qualidade). Vire o lado, e quando começar a dourar, tire do fogo.


Corte na metade um alho, e esfregue em cada fatia. Dá um trabalhinho, mas faz muita diferença colocar esse toque de alho.
No lado sem azeite, coloque o pesto e pedacinhos de tomate, com uma folhinha de manjericão para dar um charme.
Também fica delicioso, ralar um queijo de sua preferência (este foi queijo do reino) e  colocar nas fatias. Leve ao forno para gratinar por 5 minutos. Na hora de servir, a pessoa pode colocar o pesto por cima. 


Se tiver aquele azeite com aroma de laranja, pode colocar também nas bruschettas, foi aprovado!

Gostaram?!? ;***

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Receita especial fim de ano: Tender com mel de engenho

OLá!
No ano retrasado coloquei um post sobre dicas para um cardápio de Natal, e vou colocar aqui o link (clique aqui), que acho que não saiu de moda =P
Uma das coisas que mais gosto de comer nas festas de fim de ano é o TENDER..amo!!!
O tender é um presunto defumado delicioso, que ser serve tanto no Natal como no Reveillon.
P.S: QUER RECEITA DE PERU? SEGUE O LINK CLIQUE AQUI.
E uma receita de um prato de forno com os "restos" do peru no dia seguinte: clique aqui.

Minha receita, "para variar", é feita com mel de engenho ou açúcar mascavo. Sempre gosto de usar cravo, e servir com pêssego em calda.
Um dia antes, faço cortes em xadrez no tender, coloco 1 copo de vinho branco seco, 1 copo de suco de abacaxi e de laranja, 1 copo de mel de engenho, (ou rapadura ralada/açúcar mascavo) um pouco de sal e coloco em cada furinho (no "x" do corte) um cravo, embrulho com papel alumínio e deixo do dia para o outro. Depois é só levar ao forno a 200 graus por 30 minutos. Tire o papel alumínio, regue com o molho, feche novamente e deixe mais 30minutos. Se ainda não estiver dourado, "lambuze" com mais um pouco de mel, e deixe por uns 10 minutos ou até dourar, sem o papel alumínio.
Sirva com pêssegos em calda.

Gostaram?! Essa é a minha receita "secular" kkkk devo ter aprendido com minha mãe, não sei... não lembro desde quando faço.
·        

·        Mas hoje também vou colocar a receita do Chef holandês Mark Kwaks, do restaurante Frontera, em Ipanema/RJ. Também leva mel de engenho, mas o molho tem o toque de groselha, e não leva cravo!



RECEITA (tender de 3,5kg)

1 dia antes, faça cortes em xadrez fundos. Leva ao forno a 200 graus por 10 a 15 minutos.
Temperos: ½ colher de chilli em pó + 1 colher de sopa de coentro em pó + ½ c de cominho em pó + 1 c. de páprica doce em pó + 1 c de sopa de alho em pó = mistura e aplica no tender. Embrulha em papel alumínio e deixa no mínimo 4 horas na geladeira (melhor a noite inteira).]


Forno: 200graus a 1 hora e meia (½ hora para cada kilo de tender).

Molho: 100ml de groselha + 100ml de melado (mel de engenho) + 50ml de vinagre branco + 1 pitada de sal = leva ao fogo médio.

A parte: misture em 100ml de água, 2 colheres de sopa de maisena.

Misture quando o molho estiver fervendo. Quando engrossar, desligue.

Hummm, vou testar! e Você, qual seu prato preferido?!
=***

Não quer pagar pelo um tender? Segue uma receita de falso tender e mais receitas para o Natal: clique aqui.

Nos próximos posts, acompanhamentos =)

Omelete de queijo do reino com presunto de parma e toque de manjericão

Olá!

Estava devendo um omelete para vocês, por causa do post sobre ovos (clique aqui), e como marido desde ontem arrumou um desejo por omelete, hoje de manhã fiz para nós. Espero que gostem, ele amou ;)

Receita para 1 omelete:
Coloque uma frigideira para esquentar no fogo com um fio de azeite.
Acrescente  2 ovos batidos na mão com um fuê (batedor manual) ou se não tiver, pode ser com um garfo.
Tempere com uma pitada de sal e de pimenta moída na hora.
Adicione 1 pedaço de queijo do reino (mais ou menos 20g) - cortado bem miudinho;
Ad também 1 fatia de presunto de parma cortado em tirinhas finas (enrole o presunto para cortar, fica mais fácil);
E folhinhas de manjericão.


Deixe o fogo médio. Quando começar a soltar dos lados e embaixo significa que é hora de virá-lo. Se não tem prática, escolha uma frigideira pequena para não quebrá-lo. E use duas espátulas de silicone (uma em cada mão para ajudar na virada).
Deixe alguns segundos e está pronto!
O lado de baixo estará mais bonito, então coloque o prato em cima e vire a frigideira.
Voilá! Lindo e apetitoso!

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Saladas com nozes

Olá! Como passaram de Ano novo?
Eu passei em Catuama com a família, pois esse ano não fizemos festa na Casa de Campo, pois não trabalharemos mais com hotelaria, apenas com eventos, como casamentos. 

Mas enfim, depois de tantos quilos ganhos nas festas, resolvi postar saladas  para essa primeira semana do ano.
Espero q gostem! ;**
 
Adoro a salada Waldorff, que leva maçã verde e nozes.
Encontrei esta receita no site da GNT, que é bem semelhante, e leva ainda cream cheese, então não tem como errar... olha só:
 

Ingredientes:1 tender
3 maçãs verde com casca picadas
300g (2 potes) de cream cheese
1 xícara de chá de nozes picadas
200g (1 xícara de chá) de creme de leite
Sal a gosto
1/2 xícara de chá de uvas passas brancas

Modo de preparo:
Corte o tender em cubos médios. Junte os demais ingredientes e misture bem. Decore com nozes e passas, leve à geladeira até o momento de servir.

Outra receita de Salada de Nozes (com maçã e batata):

Ingredientes: 1/2kg de batatas cozidas em cubos, 3 maçãs ácidas cortadas em cubos, 1 xícara (chá) de nozes picadas, 100g de azeitonas verdes picadas, 2 colheres (sopa) de suco de limão, 2 xolheres (sopa) de salsa picadinha, 1 colher (sopa) de catchup, 1/2 xícara (chá) de maionese, 1/2 xícara (chá) de creme de leite, 1 colher (café) de pimenta do reino moída.
Modo de fazer: Misture muito bem todos os ingredientes com uma pitada de sal, e depois, leve-os à geladeira até a hora de servir.


Outra receita de Salada de Nozes (com pêssegos) :

Ingredientes: 1 e 1/2 xícara (chá) de pêssegos descascados cortados em fatias, 3 xícara (chá) de frango cozido cortado em cubos, 1 xícara (chá) de salsão cortado em cubos.
Ingredientes (Molho): 1/2 lata de creme de leite, 2 colheres (sopa) de azeite, 1 colher (sopa) de vinagre, 1/2 xícara (cha) de nozes picadas, sal a gosto.
Modo de fazer: Reserve algumas fatias de pêssego para decorar. Corte o restante em cubos e coloque em uma tigela. Junte o salsão e o frango. Reserve. Faça o molho misturando o creme de leite, o azeite, o sal e o vinagre. Misture ao frango e leve para gelar. Antes de servir, acrescente as nozes e decore com fatias de pêssego.



Acompanhamentos para ceia de Reveillon - arroz de lentilha


Olá!
Como passaram de Natal?
Espero que com ceia farta!
Para o reveillon, lembrem-se que não se deve comer peru, já que é bicho que sisca para atrás! Hehe custa nada seguir tudo direitinho! 
Independente se vai fazer porco, bacalhau, tender... Como acompanhamento não pode faltar a lentilha no réveillon!

Hoje vou dar a receita do Arroz com lentilha do Amir Restaurante.

Ingredientes:
1/2 kg de arroz branco
1/2 kg de lentilha
1 colher de chá de cominho
3 cebolas inteiras
200ml azeite extra virgem
pimenta do reino em pó a gosto
sal a gosto
Modo de fazer:
Lavar bem o arroz com a lentilha,separar parte da cebola e refogar com o azeite até dourar. Adicionar o arroz ccom a lentilha e refogar. Adicionar os temperos e aguá até cobrir o arroz. Quando chegar ao ponto de cozido colocar em uma travessa e adicionar a cebola frita.

Como fazer a cebola frita:
Cortar a cebola à francesa empanar com farinha de trigo e com maisena e adicionar sal a gosto. Depois e só fritar.



Gostaram?!
=***

Mini jerimum recheado com charque e queijo

Olá!

Lembram que eu ia dar algumas receitas que servi no meu aniversário?
Hoje será o mini jerimum recheado com charque e requeijão.


Esta receita já dei para a TV Guararapes: clique aqui.
Mas hoje vou escrever para vocês.

Ingredientes:
10 mini jerimuns (nós plantamos na Casa de Campo, trouxemos sementes de SP, não sei onde vende aqui em Recife. Mas tentem comprar o menor jerimum/abóbora que encontrar);
500g de charque (carne seca);
300g de requeijão da fazenda (usei o da Casa de Campo - temos projeto de revender aqui em Recife, pois é a única receita que não damos, inventada pela minha mãe. Como quase ninguém tem, o ideal é usar um queijo manteiga, que fica o mais parecido, pois se usar requeijão industrial não vai ficar parecido)
Bacon em pó para finalizar (no meu aniversário não usei, mas normalmente coloco, fica bem bonito)

Modo de fazer:
Primeiro cozinhe os jerimuns em água fervente por 15 minutos.
Corte a tampa e tire as sementes.
Reserve.

Cozinhe a charque por 1 hora, trocando umas 3 vezes a água para dessalgar.
Desfie bem fininho, separando a gordura dele, pois vai ser frito na própria gordura. Não coloque sal nem margarina ou qualquer outro óleo.
Quando ficar sequinho, coloque dentro de cada jerimunzinho e por cima uma colher do queijo.

Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 10 minutos para dourar.

Se desejar, salpique o bacon em flocos.
Eu decorei este prato com as pimentas colhidas na horta. Ficou lindo!? =)
Você pode servir com uma saladinha.


Sobre o mini-jerimum ou miniabóbora, da  Enciclopédia Ilustrada Plantas e Flores vol.12 da Ed. Europa:


E essa flor dele? Lindíssima!

Espero que gostem!
=***

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Restaurante Rui Paula - Recife

A semana do meu aniversário foi repleta de comemoraçōes. Como meu marido estava de férias, pudemos comemorar meus 30 anos do jeito que mais gostamos: comendo bem! 

Todo ano vamos ao Wiella,muque está de parabéns com seus 10 anos de casa (principalmente em Recife, onde há grande rotatividade de restaurantes, é uma grande vitória - Parabéns Chef Claudemir e aos donos!), ainda é meu restaurante preferido.
Esse ano não consegui pela agenda cheia deles de confraternização, mas só adiei para próxima semana ;)

No dia mesmo almoçamos no Chiwake, restaurante peruano no Recife, um dos melhores daqui. Parabéns Chef Biba! Poste aqui.

Sexta fiz uma festinha para 30 pessoa, já que era 30 anos, mas o tema não foi anos 30, foi anos 20, bem mais chic e legal, conhecido como os "anos loucos". Poste aqui.

E domingo, antecipamos nossa comemoração de 3 anos de casados (no civil) e almoçamos o menu degustação do Restaurante Rui Paula, um dos melhores de Portugal, e o preferido do empresário Paes Mendonça que resolveu trazer para seu Shopping Rio Mar aqui em Recife (para a felicidade dos gourmets recifenses!).

 A pedidos, tentando ficar "sem vergonha" para fazer um pouco de look do dia (q n sou mto fã) kkkk
Look do domingo: as duas primeiras opçōes são para noite e a terceira (que usei) para almoço.
Camisa rosa e short Pat Bo para C&A (amei os detalhes da coleção!), camisa estampada Cavalli para C&A (toda coleção era seda mesmo, delícia nesse calor recifense), sandália Santa Lolla e sapatilha C&A, clutch rosinha e pulseira Ateliê Zôe, bolsa marrom Coach, e bolsinha de onça super antiga que minha irmã me trouxe de Londres há uns 10 anos!!!! ;) e que volta e meia entra novamente na moda. (Lembram que postei aqui sobre a tendência de bolsa saco com print animal? E c pêlo tb!)

Mas esse post é gastrônomico, e está gigante, então vamos ao que interessa!

Sempre nos grandes restaurantes há o chamado "Menu Degustação" que são pequenas porções dos melhores pratos harmonizados perfeitamente com uma taça de vinho. (Lá tem a opção sem vinho também. Recomendo se não for muito acostumado com álcool que peça um vinho, pois apesar de ser perfeita a harmonização, embriaga fácil se não for acostumado... Eu mesma fiquei meio "mais para lá, do q p cá" kkkk, mas estava divino!) 

Obs: No Rui Paula de Recife, o enólogo Júlio Rizuto, que trabalhou no Douro, traz uma harmonização diferente a cada dia, ou seja, se puder pagar, toda semana pode ter uma nova experiência enogastronômica! ;) Quer conhecê-lo? Segue o blog dele: http://vinhateria.com

Primeiro menu degustação: 

Amuse bouche / Pré-entrada: Hamburguer de vitela c foie gras em pão de brioche (escândalo de deliciosooooo!)


Entrada fria:Terrina de Foie Gras com vinho do Porto, harmonizado com um late harvest "Vidal fleury muscat


Obs: Manga desidratada bem gostosa acompanha a terrine.

Entrada quente: A vieira, ovo de codorna e vinagrete de mostarda acompanha o espumante "quinta do Ortigão"


Obs: os ovos de codorna estavam, os dois, com ponto exatamente igual, isso é alta gastronomia! 
O espumante tem sabor marcante e bem diferente, amamos! 
Principal do Mar: Camurim (robalo) com risotto de limão, harmonizado com vinho verde Quinta da Avelada

Intermezzo: 

Principal da Terra: Carrė de cordeiro com purê de queijo cabra, harmonizado com tinto Quinta do Vallado, da uva Touriga Nacional. 



Sobremesa: o chocolate e o vinho do Porto (Dow's 10 anos)
Obs: desculpem a foto péssima, acho que já foi o efeito do vinho! Kkk

Segundo Menu, "Menu de Azeite" (o que escolhi)

Pré-entrada: Hamburguer de vitela c foie gras em pão de brioche (escândalo de deliciosooooo, como disse e mostrei a foto acima)

Entradas quentes:
1) Creme de bacalhau com azeite negroharmonizado com champanhe Pomery.

Prato finalizado à mesa ;)


2) Lagosta com molho de cacau, harmonizada com vinho branco Duas Quintas.


Principal do mar: Polvo à lagareiro (acompanha batatas ao murro que adoro) harmonização com Borgongne Blanc Joseph Drouhin



Obs: sensação de estar em Portugal com prato tão típico! ;) Amei 

Intermezzo: salmão com esfera de azeite (apesar de curtir cozinha molecular, não amei o sabor da esfera, mas o salmão estava perfeito)


Principal da terra: Magret de canard com risoto de cogumelos, harmonizado com tinto Vallado (já mostrado acima).


(Por mim, comia todo dia Magret de canard! Kkk, quer uma receita minha? Clique aquiaqui)

Sobremesa: O limão e os frutos vermelhos (se gosta de suspiro, esse você vai amar), para harmonizar latte harvest Tokaji



De cortesia: Petit foies deliciosos! 

Obs: eles servem de cortesia, também, pãezinhos caseiros com manteiga, mas servem manteiga porque se adaptaram ao gosto recifense, se, como eu, você ama degustar azeites, peça para trazer o azeite também. Delícia!

INFORMAÇÕES EXTRAS:

Quem é Rui Paula?





O restaurante Doc foi o seu ponto de partida, e quando estive no Douro, conheci e me encantei ( um dos melhores restaurantes do mundo, com clientes como Bono do U2). 


Gostaram?!
;***
Continuo devendo as receitas!!!