casa de campo

Ateliê Roberta Imperiano

terça-feira, 30 de abril de 2013

Paraty - Rio de Janeiro parte III

Continuando o post II (clique aq), e I (clique aq)

Sábado

 PAISAGEM DO RIO E DA MATA EM FRENTE A POUSADA CAMINHO DO OURO. =) LINDO DEMAIS!

POUSADA CAMINHO DO OURO - Acordamos e já sentimos o gostinho especial do local, com mostrei no último post. Mas, o mais legal, próximo post vou colocar a receita do delicioso caramelo salgado, que o Chef Christophe faz para servir com o delicioso crepe. (receita do meu crepe aqui.)
 

 Resolvemos fazer logo o passeio de barco, que é imprescindível na ida a Paraty. O passeio é feito em escunas.

Quando você chega no porto, tem centenas, então pedi indicação na pousada, e me disseram que o BANZAI era legal. Enfim, fomos nela, e realmente foi legal. O almoço não é dos melhores, mas não esperava muito. O passeio é R$40 por pessoa, e R$30 do prato de almoço, e bebidas por fora.

Ilha "Esme" (nome dado no filme Crepúsculo)

Chegamos até a “Ilha Esme”, onde foi filmada a lua de mel da saga Crepúsculo. Na verdade não é uma ilha, e sim um continente bem deserto, sem acesso de carro e sem energia elétrica. Descemos na praia que é maravilhosa, e a casa fantástica, realmente um paraíso.



O ponto perfeito do passeio é a paisagem, das mais lindas do mundo. O ponto negativo é a água hiper gelada (normal do RJ) e o vento gelado, na volta passei muito frio, e não sou “friorenta” – então se você for fazer o passeio, leve algo para se aquecer (eu ainda fui de maiô, que não enxuga tão fácil), mas não deixe de “lavar a alma” e tomar um banho geladinho..ehheh


Domingo



De manhã passeamos pelo centro histórico, para quem gosta de arquitetura – como eu, vai amar!!! As casas são lindíssimas, as ruas um charme..enfim, maravilhoso!
 

 OBS: Não ia colocar esta observação, mas vi algumas meninas de salto alto pelo centro histórico... NÃO FAÇAM ISSO! Deixem a vaidade de lado e vão curtir de tênis mesmo, ou de rasteira, mas NUNCA de salto. As ruas são de pedra, originais do começo do século passado, é difícil andar de rasteira, imagina de salto!

Queríamos almoçar no Bartholomeu, em homenagem ao meu pai, de nome homônimo. Mas chegamos na frente da pousada e não tinha ninguém, e ai pensamos que era no mesmo lugar o restaurante..engano meu, depois que almoçamos encontramos o restaurante, bem legalzinho, ao lado de outro TOP, o Banana da Terra. =\ Arrasada, pois comemos bem mais ou menos no Café Paraty – bom, mas nada demais. (gourmet chata =P) Andei praticamente em todas as ruas do centro histórico, foram umas 4horas de passeio, então se você gosta mesmo do estilo colonial, deixe uma manhã ou uma tarde para andar por lá.
 


Terracota cervejas
DICAS:
Terracota cervejas – com vários tipos/nacionalidades de cervejas, vinhos e um lugar para tomar um cafezinho e comer um salgado.
Pistache Premium Gelato – reserve sua sobremesa para tomar aqui, fica na mesma rua da Terracota, e em frente ao restaurante Benditas, que me pareceu bem bom. Como é no peso, sai colocando um pouquinho de vários: diamante negro, ferreiro roche, café, menta com chocolate, pistache, doce de leite, nata goiaba, gengibre.. TUDO DELÍCIA!

Pousada do Ouro no centro histórico
Pousadas no centro histórico: Achei complicado ficar nas pousadas dentro do centro histórico porque não entra carro, mas achei umas pousadas que mesmo no centro, dá para colocar o carro junto: Vilas Paraty, Pousada do Príncipe, e a Pousada do Ouro (achei esta pousada super charmosa, cheia de detalhes de arquitetura colonial, perfeita para toda família, com uma boa piscina, enfim, não me hospedei, mas achei jóia),

Dentro da pousada, ruazinha com alguns apartamentos

À
 tarde fomos ao caminho do ouro (caminho Paraty-Cunha, km 8 mais ou menos), onde tem um Engenho de cachaça, uma cachoeira e 2km do trecho original do caminho do ouro.
OBS: NÃO CONTINUEM SUBINDO DE CARRO, APESAR DA LINDA VISTA, A ESTRADA É BEM PERIGOSA, DE UM LADO PRECIPÍCIO, DO OUTRO O MORRO DE PEDRA! =O morri de medo! Kkkk

 
À noite, finalmente jantamos no Voilá Bistrot, da Pousada Caminho do Ouro, onde nos hospedamos - que delícia:
Voilá Bistrot (foto do site)
Entrada: Ravioli de Foie Gras au Beurre Truffé (na manteiga trufada) - uauuuuuu, déli demais!
 
e o Shiitake pannée au Roquefort (shiitake da região empanados e gratinados ao creme de Roquefort):

Principal: Magret de Canard Sauce Cumberland avec ses petits legumes sautés au beurre de curry (peito de pato ao molho inglês Cumberland com mini legumes na manteiga de curry)

Harmonização perfeita: vinho tinto frances Chateau Nozieres Ambroise de Cahors Malbec 2008
obs: Faz-se mister deixar oxigenar em decanter para o vinho ficar no ponto ideal, tanto o aroma como o sabor modificam completamente em 30minutos no decanter, e harmoniza perfeitamento com o magret - sugestao muito bem vinda pelo Chef!





Sobremesa: Crème brûlée à la fève de tonka (creme aromatizado com fava da Amazônia e crostinha de açúcar) - verdadeiro creme brulee!




e Crêpe Suzette Tropical (crepe flambado com cachaça de Paraty, suco de laranja e raspas de limão)

Obs: Café expresso sensacional! (só tomei um golinho para provar e dormir tranquila – pq perco o sono com expresso, mas estava divino..sem açúcar – apesar de eu ter o péssimo hábito de tomar com açúcar, sei que para saborear um café excepcional não dá para mascarar com o docinho bom do nosso “ouro branco”)

Quer conhecer mais do MENU do Bistrô? acesse aqui.



SEGUNDA
Lindo engenho no meio da viagem =) PERFEITO!
Voltamos por umas 4, 5 horas de viagem para o RIO, paramos em Angra. Fiquei bem decepcionada, cidade muito feia, apesar das lindas paisagens. Várias ilhas particulares em contraponto a quase favelas no morro =O
Casa Amarela? Rocinha? Ou Angra?! =/
Perdemos o vôo que era às 15h50. Demoramos na Localiza para entregar o carro. Chegamos ao aeroporto às 15h25, e disseram que só entrava até às 15h20, abusei feio, 5 min, não custava nada, abuso da GOL =\ Mais 4 horas no aeroporto e taxa..ninguém merece! O jeito, fingir que nada aconteceu, ir a livraria, comprar revistas e escrever no blog! =)

Gostaram do post?!?!
Não percam o próximo com a deliciosa receita do caramelo salgado do Chef Christophe!!! =***
humm



2 comentários:

  1. Sempre que vou ao Rio de Janeiro nunca consigo ir à Paraty e nem Angra dos Reis. Estarei indo em Junho mesmo começando o Inverno espero conhecer esses lugares lindos. Abraços.

    http://criativemodanoivaseestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paraty vale a pena, e n sou fa de praia!
      Q otimo q vc gostou! ;***

      Excluir

Obrigada pelo comentário =***