Coloque 2 colheres de farinha de trigo e refogue por mais 1minuto.
Adicione 100ml de vinho tinto (ou branco, como na receitatradicional - usei o tinto porque eu estava com vontade de beber, e ai sempre que faço só para meu marido e eu, uso o mesmo vinho para beber e na receita), 500ml de caldo de bacon (ou caldo de frango).
Tempere com sal, pimenta, e as ervas que preferir.
Deixe cozinhar por mais uns 25 minutos (deixedestampado nos primeiros 10minutos edepois tampe).
2) Asse fatias de pão (se for no forno, não o desligue, paragratinar a sopa.
3)Rale na hora seu queijo favorito. Ex.: Prima Donna, Gruyére,ou algum mais em conta.
4) PARA GRATINAR:
Leve ao forno pré-aquecido, por uns 10 minutos, da seguintemaneira:
- Se for servir para duas pessoas numa “le creuset” como na foto, pode colocar asduas fatias e por cima o queijo ralado na hora (seu preferido, no meu caso useiPrima Donna, mas pode ser o Gruyère que é mais barato e combina bem o sabor).
- Se for servir paramuitas pessoas, mas em cumbucas individuais, coloque uma fatia em cada cumbuca,e o queijo por cima, para gratinar.
- Se for fazer paramuitas pessoas numa panela, corte em cubinhos os pães, como se fosse croutons.
Harmonização: Não sou especialista, então só sigam como palpiet!
O ideal para a sopa de cebola gratinada tradicional podem ser os franceses: Beaujolais-villages, Entre-deux-mers, Mâcon-villages. Ou simplesmente um Chardonnay.
O ideal para a sopa de cebola gratinada tradicional podem ser os franceses: Beaujolais-villages, Entre-deux-mers, Mâcon-villages. Ou simplesmente um Chardonnay.
Mas como sou bem mais apreciadora de beber vinho comendo, do que entendida mesmo, tomei um tinto português que sempre tem na minha adega, e usei na sopa, por isso ela ficou marronzinha. eheh
obs: Normalmente quando crio esses pratos, não é algo pensado antes. Chego em casa, vejo o que tem e "voilá"...então nem sempre dá para harmonizar perfeitamente, tenho que ver o que tenho na minha adega.
OBS: COMO SE DEVE GRATINAR NA HORA DE SERVIR, FIZ UMA ENTRADINHA BEM SIMPLES E DELICIOSA PARA COMER ENQUANTO ISSO:
TROCINHOS DE PRIMA DONNA, EM BANHEIRA DE AZEITE DE TANGERINA, GRATINADO NO AÇÚCAR COM CANELA:
Inventei esse nome enorme para descrever o que está na foto..simples assim: coloquei numa cumbuquinha um pouco de azeite de tangerina (Premiere Pressiona Provence - azeites especiais italianos), por cima os cubinhos de queijo, e um pouco de açúcar com canela (sempre tenho pronto para fazer cappucino - viciada!), para finalizar, maçariquei para fazer a crostinha. =P
Gostaram?!
=****
Será que me arrisco?! Até para um ser humano desprovido de dotes culinários como eu, acho que dá pra fazer! :*
ResponderExcluirKkkkk Faz sim Carla! Deliiosa essa sopa! ;***
Excluir