Sou apaixonada por novidades gourmet, e mesmo sem adorar o gosto avinagrado (a não ser o meu vinagrete de polvo, que modesta parte adoro fazer e comer), adorei conhecer os vinagres gourmet. Eles não são baratinhos como os que normalmente compramos "na feira" do mês, porque ele sobe de posto como especiaria, tanto usado em salgados com até em doces.
Meu preferido, não é uma novidade realmente, mas é simplesmente perfeito: o vinagre balsâmico, usado no crepe "capibaribe", que pode ser encontrado no Papa Capim. Uma delícia bem simples: crepe com camarão, alface, queijo gruyére, coulins de frutas vermelhas, lascas de amêndoas e para finalizar a redução (caramelo) de vinagre balsâmico. PERFECTO!
Acima Vinagres da Marca espanolha Carbonell
Abaixo, reportagem tirada do site do canal GNT.
Durante muito tempo relegado à condição de subproduto do vinho, amplamente usado para desinfetar alimentos e temperar saladas, o vinagre vem conquistando um novo status na cozinha. São os chamados vinagres gourmet, preparados a partir de frutas, de champanhe ou de vinhos como cabernet e pinot noir, entre outros. Segundo o gastrônomo Paulo de Abreu e Lima, as diferenças básicas entre o vinagre comum e o gourmet estão na matéria-prima e no processo de fabricação, que pode incluir até envelhecimento em barris de carvalho. "O gourmet é feito a partir de ingredientes mais nobres, com uma produção cuidadosa. Isso interfere no preço final, fazendo com que ele seja mais caro", explica ele.
O chef Marcelo Tanus, do restaurante Zozô, utiliza vinagres de estragão e de champanhe em algumas receitas. "Os vinagres gourmet têm mais paladar e conferem um sabor especial aos pratos", afirma ele. Mas é preciso ter cuidado na hora do preparo. "Não se deve abusar. Esse tipo de vinagre serve para dar um toque ao molho ou ao ingrediente principal, sem exageros", ensina Marcelo.
Aprenda a usar alguns tipos de vinagre gourmet:
Vinagre de champanhe: Combina com peixes e frutos do mar.
Vinagre de estragão: Vai bem com carnes de sabor mais forte e peixes em geral.
Vinagre de sidra de maçã: Adequado para temperar pratos frios, como salada de pato e carpaccio. Também combina com molhos frios agridoces, mas não é recomendado para temperos ou molhos quentes.
Vinagre balsâmico de Módena: Produzido na Itália, é ideal para reavivar o sabor de carnes, em especial as de vaca e de pato. Também funciona como tempero de peixes defumados, tipo truta e salmão.
Vinagre de framboesa: Indicado tanto para temperar carnes e condimentar saladas de batata como para dar um toque diferente a uma salada de frutas.
Vinagre balsâmico branco: De paladar doce e suave, combina com saladas e serve para realçar o sabor de carnes e pescados defumados. Também pode ser usado em sobremesas.
Vinagre de vinho ao alho: Bom para temperar saladas, carne de cordeiro e de porco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário =***