casa de campo

Ateliê Roberta Imperiano

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Como combinar cores no look - blazer laranja

Looks escolhidos por mim
 
Olá, para quem não sabe ainda, realizei meu sonho de trabalhar com moda =), e adicionei mais uma profissão ao meu currículo (ahuahau): CONSULTORA DE IMAGEM* que é o responsável pelo exterior do cliente (envolve ser personal stylist, shoper, além de cositas mais como escolher a cor, corte de cabelo, make e etiqueta) inclusive como forma de economizar, já que não vai perder tempo e dinheiro na hora de fazer compras.
 
*Fiz o curso na CASA 208, aqui em Recife.
 
 
 
A dica de hoje é o BLAZER COLORIDO.
Vocês já pensaram como um blazer* colorido pode levantar uma produção?
 
Mesmo não tendo como errar com um preto, o colorido confere mais personalidade ao look, e  você pode combinar com itens neutros, ou estampados, basta treinar o olhar (e ver as dicas no final do post sobre cores análogas e complementares) que vai ser mais fácil do que você pensa!
 
Look lindo, moderno e sofisticado com bolsa estampada e scarpin azul
obs: Pode chamar de BLASER* também, pois a palavra original em inglês é com "z", mas em português é com "s". Eu prefiro com "z" porque já me acostumei, e acho feio se sem querer escrever c "z" e noutra hora com "s". Enfim... escolham!


Tive duas épocas da vida que usava quase todo dia um blazer, então tinha muitos. A primeira, quando estagiei/advoguei, e mandava fazer todos os meus terninhos, porque não suportava os que vendiam - além de feios, eram muito quente  (mas hoje tem de todo tipo, cores e tecidos, maravilha!). E em segundo lugar, quando morei na Espanha, usava o tempo todo, principalmente na primavera, quando a temperatura chega a variar muito (São Paulo é bem assim também, mas no inverno), então o blazer (lá chamam de "Americana") é uma peça bem legal de ser ter em várias cores, estampas e modelagens, pois você pode usar para trabalhar ou passear, dependendo das outras peças que você escolher para o look.
E até o terninho completo laranja fica legal - olha como ela quebrou o formalismo com uma t-shirt preta.
 
Há uns 5 anos que deixei de advogar, então fui parando de comprar blazer, principalmente por causa do calor, optando mais por camisas de seda para as reuniões. Agora, trabalhando mais com moda, não posso deixar de ter um blazer colorido que dá um ar contemporâneo aos looks.
Para investir, optei por um  laranja, pois é minha cor* (sou pele quente, primavera pura, ainda estou devendo o post sobre coloração da pele, não esqueci!). O preto é sem erro e fácil de combinar, mas pode ser muito óbvio e em vez de elegante, pode ficar tradicional demais.
Meu look:  O print animal vai muito bem com algumas cores, como laranja, vermelho, azul e amarelo, que tal essa produção sofisticada e bem moderna?

Aqui em Recife é muito quente, e não varia nem 10 graus no ano, mas com os ar condicionado, nos diversos locais, pode variar igual a São Paulo, então o blazer também pode ser uma necessidade, como no caso desses dois looks abaixo que fiz para ir ao shopping/cinema, (congelo no cinema do Rio Mar).
 

Não reparem na minha cara de "mamona", sai péssima na foto.
Esse blazer comprei com Joana Bastos, da loja Boneca de Luxo e que vende em casa também (facilidade pura! Ligue 93348682) com ótimos preços.
No lado esquerdo: Optei por uma blusa azul marinho (Siberian) e a bolsa azul marinho também (Shutz) colares coloridos (com toques de verde e roxo) longos, para alongar a silhueta, calça jeans um pouco skinny (Calvin Klein), sapato Oxford dourado (Carmen Steffans), relógio dourado com print de onça  (Michael Kors).
No lado direito: deixei o look mais moderninho usando a camiseta com estampa de Carmen Miranda fazendo graça (TAX) e sapato com salto baixo e taxas dourados (já mostrei mais de perto os dois sapatos no post sobre metalizados - clique aqui).
 Uma dica para quem é calorenta como eu, é usar blazer de tecido mais fino ou tecnológico que não esquente muito. Os sintéticos sem tecnologia viram uma super sauna. O corte é essencial na hora de esconder as gordurinhas. Se você quer alongar, use ele mais comprido.
 
COMO COMBINAR AS CORES?
 
CORES COMPLEMENTARES: As cores primárias são o azul, vermelho e amarelo, e suas cores complementares, respectivamente, o laranja, o verde, e o violeta.
Círculo cromático
 
Para escolher a cor do acessório que contrasta com o blazer colorido, e que combine perfeitamente, você pode usar este círculo para tirar a dúvida. 
 No caso do blazer laranja, será certeiro a escolha de um acessório azul.
Isso pode ser usado para qualquer coisa, tanto na roupa, quanto no make e na arte.
 
 
Combinei o blazer laranja com a saia estampada, vejam que nas cores da saia tem o laranja para harmonizar melhor.

A bolsa azul marinho fica perfeito já que tanto harmoniza com a saia (que tem azul) como complementa deixando mais rica a produção, como expliquei acima. Com a bolsa azul, você pode colocar uma sandália mais colorida como coloquei ou simplesmente escolher uma sandália rosinha da cor da saia, tudo vai ficar em harmonia perfeita.

Para quem adora um print no look, pode ousar com essa sapatilha com print Valentino, e usar a bolsa combinando com a cor do sapato.

Esse look sofisticado vai do trabalho a um jantar tranquilamente.
Se seu trabalho é muito formal, opte pela primeira camisa, e não por uma t-shit.
 



CORES ANÁLOGAS

No caso das cores análogas, a combinação não é tão contrastante com as complementares, e sim "ton sur ton". No caso do laranja, as cores análogas são o vermelho do lado direito e o laranja/amarelo do lado esquerdo.
Jeans + blazer = AMO!
Olha ai o blazer laranja + scarpin amarelo = cores análogas
 

E a combinação P&B + cor = não tem erro, sempre fica lindo!
 
 Gostaram?
 Alguma dúvida?!
pergunta que te respondo!
=***

4 comentários:

  1. Muito bacana. Comprei um terno laranja e ler esse post me deu a certeza de que fiz uma boa escolhaconheceri aprender sobre as cores análogas e complementares. Faz a harmonia.Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário =***