casa de campo

Ateliê Roberta Imperiano

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Arroz de Coelho

Olá!
 
Hoje vou ensinar algo, que há algum tempo estou testando, uma receita bem legal de coelho.
 
Como não costumo fazer vídeo (não tenho ninguém para me gravar =/), então coloquei um link abaixo como cortar os pedaços de um coelho inteiro, já limpo - do programa de Olivier Anquier:
O próprio Olivier não sabia fazer coelho, por isso chamou o outro chef francês para ensinar.
Obs: quero salientar q meu marido e eu somos fãs de Olivier, e por isso colocamos o nome do nosso filhote dálmata de Olivier Anquier =)  - filhos de Louis Vuitton e Jolie Vuitton =P

DICA: O coelho é um dos animais com mais proteína e menos calorias, além de - quando bem feito - ser delicioso. =)

Como o coelho é pequenino, resolvi fazer um Arroz dele, e ai rende bem mais!
Com 1 coelho fiz um prato para 4 pessoas.

RECEITA
Lá na Casa de Campo, como criamos nossos animais que servimos no hotel (porco, carneiro, boi, coelho...), então não congelei, após me trazerem limpo, já coloquei na marinada por 24hs na geladeira (não no congelador!!!!) e pode ser inteiro ou já destroçado.
Se você comprar congelado, coloque ele inteiro na marinada e deixe descongelando aos poucos fora do congelador, pode ser na geladeira, mas também pelo menos 24hs. E só depois destroce.

MARINADA:
Tempere o coelho com sal, alho, cebola e bastante vinho. Que cubra pela metade, pelo menos, o coelho.
Destroce como ensinado no vídeo acima.

Após destroçar o coelho, frite os pedaços no azeite, coloque mais 1 cebola  e 1 dente de alho. Deixe tudo dourado, e acrescente a marinada do vinho dentro. Ainda acrescentei um pimenta dedo-de-moça nesse líquido, inteira*.Deixe cozinhar, e reduzir pela metade o líquido.
Tire do fogo e leve ao forno com o líquido por cerca de 2 horas.

obs: Mesmo inteira, a pimenta solta muito sabor, e fica picante, para mim ficou picante na medida exata, sem tirar o gosto do coelho. Mas, para quem não gosta de pimenta, melhor não colocar, ou colocar pimenta do reino moída que é mais leve.

A carne vai ficar bem macia. Com garfo e faca desfie toda a carne.

Eu fiz um arroz refogado com cebola, normal do dia a dia, e na hora de juntar com o coelho desfiado, coloquei bastante azeite, do bom! E juntei tudo. O sabor é excelente!

Comemos com um vinho branco do douro, mas como sempre na ignorância..ehehhe..
Alguém sabe o que seria ideal para harmonização?!!?

=***
Gostaram?!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

RECIFE MODA & MÚSICA - JOGÊ - dica para o dia dos namorados =)

Nos dias 21, 22 e 23 aconteceram os desfiles de várias lojas bacanas, como mostrei aqui.
Foi o Recife Moda e Música no Carvalheira.

No dia 21, o destaque foi a FORUM! arrasou!
Vou fazer um post especial na próxima semana com a coleção de inverno que estão nas lojas e com a coleção verão para o fim do ano =)

Ontem o destaque foi a JOGÊ, arrasou mtooooo... Além de lojas como a Dona Santa/Santo Homem e a Sianinha.


AMO ROSA COM PRETO! arrasou!

 Desculpe, não deu para colocar na ordem, e não saíram lindas as fotos, mas dá para ter uma ideia de quanta coisa linda a Jogê mostrou!

Olha esta camisola azul: =O sonho de consumo (dia dos namorados chegando, hein?!?! )!!!! lindíssima! E a branca, para quem vai casar, já escolheu, né?! =) lindaaaa




P&B super elegante!


Adoro ROSA! =) tem coisa mais feminina?!?!



Detalhe lindíssimo das costas dessa camisola show! arrasou!

Para o dia a dia, já tenho! hiper confortável!

Para quem usa a moda da lingerie como top, esse abalou geral, olha que lindo! e a cor?! top da moda! ehehe





Inveja da sandália da menina... olha que conforto! déli!

Esta lingerie é lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, amo! E esta modelo é fantástica, não dá para ver, mas os olhos delas são "oblíquos", como imaginava no romance de Machado de Assis =)

 
 
 Marina Carvalho Brennand sendo super aplaudida por todos! ARRASOU!


 A Jogê tem no Shopping Recife e Rio Mar =)
 se na sua cidade não tem, compra pelo site: http://www.joge.com.br/

Aproveita o dia dos namorados chegando e dê um presente para vocês!

Gostaram?!
=***

Nem sou de postar look, mas estou toda metida porque usei saias feitas por mim, com as aulas de costura do SENAC, obrigada prof. Suely =)

Escolhi o P&B nos dois looks.
No de cima, a saia sino (hit da temporada) com estampa de zebra, e camisa preta (com detalhe militar nos ombros - feito por mim , mas que não dá para ver na foto kkkk). Para compor, usei sandália preta com tachas/spikes dourados e bolsa ATELIE ZÔE.
No de baixo, saia listrada p&b (para fugir da calça listrada que não aguento mais ver) e camisa verde esmeralda, cor que amo e que está há algumas temporadas em alta (pode sair de moda que continuo usando, amo amo amo, já comprei tecido para fazer um monte kkkk). A sandália verde e clutch ZÔE fecham o look.

Gostaram?! =***

Filé mignon de porco assado com Batatas "jacket potato"

Olá!
Essa semana resolvi testar opções mais práticas, por dois motivos, um: porque é importante para quem não sabe cozinhar e para quem não tem tempo, e segundo: porque mesmo amando cozinhar, trabalho muito, então para mim também é importante a praticidade!
Não recebi nada da KNORR (infelizmente kkkk), mas ganhei de uma hóspede querida(lá da CASA DE CAMPO), a Josy, o "Tempero Minha Carne Assada" e fiz com um contra-filé que ficou perfeito, e agora resolvi comprar e colocar no blog. Desta vez usei com o filé de porco e ficou uma delíciaaaaa!
 
Minha gente, é muito prático!
os filés dentro do saco
Você compra a carne de sua preferência já limpa e tratada, coloca dentro do saco com o tempero (vem um saquinho junto do tempero) e leva ao forno!!! SÓ! Atrás explica direitinho, inclusive o tempo de alguns tipos de carne! AMEI! E o sabor? De Chef! Opa, estou uma verdadeira garota propaganda..aceito convites! kkkk =***

Olha só ele pronto! Servi com jacket potato e redução de vinho (postei aqui)

PARA HARMONIZAR: Volto a dizer que não sou NADA especialista em vinhos, escolhi um tinto Alentejano que sempre tenho na Adega (para variar..kkk fã dos portugueses!).  Alguém me ajuda com a harmonização???

Estou com vontade de comprar o livro "Harmonização: o vinho definitivo do casamento do vinho com a comida". Alguém conhece, gostou?

Comprei a "Pequena biblioteca do vinho", que é linda (kkk, tem que ser boa!) e saiu na Revista Prazeres da Mesa, vamos ver se é boa..ainda não consegui ler, vou ver se vou colocando dicas aqui, quando estiver lendo. Nele, apenas fala que pode harmonizar  os vinhos franceses das seguintes regiões: Crozes-Hermitage, Côte-de-Beaune, Côtes-du-Rhône-Villages, Saint-Joseph. Mas nada muito específico.

Fiquei curiosa e fui procurar o que falavam os blogs sobre a harmonização do porco:

Adorei este: "Vinhos sem segredo" está bem explicadinho, falando inclusive que não se pode falar genericamente sobre qual vinho combina com tal produto, que inúmeras variáveis entram no contexto. Enfim, há explicação para várias receitas de porco, mas não tem sendo o filé com batatas.

No blog Vinhos Recomendados, ele diz que vinhos brancos são melhores para harmonizar com carne de porco. Lombo de porco harmoniza bem com vinhos das uvas Chardonnay ou Viognier, ainda mais se for temperado com alecrim. Já o pernil cai muito bem com vinho branco da uva Alvarinho, especialmente se o prato for preparado assado. Também não fala do filé!
 
E ai para acompanhar, nada melhor do que batatas! Com o contra-filé de boi fiz arroz negro, mas desta vez fui no preferido do marido: batatas assadas. Mas quis fazer diferente, e ai pensei no "Jacket Potato".
Fala sério, quem não ama a jacket potato do Outback!? Eu amo!

JACKET POTATO
 
Encontrei esta receita no Petit Chef, mas diminui para 2 pessoas.
Ingredientes:
2 batatas grandes
25 g de bacon frito e escorrido
Queijo mussarela ralado
2 colheres (sopa) de requeijão
25 g de manteiga aerada*
Cebolinha picadinha
Sal
Lave bem as batatas e retire qualquer tipo de imperfeição. Seque-as e faça furos com um garfo por toda a sua superfície. Passe sal na casca. Embrulhe as batatas uma a uma em papel alumínio e leve ao forno a 150ºC por uns 25 minutos ou até que enfiando o garfo, dê para sentir que ela já amoleu por dentro. Retire-a do forno. Com cuidado, retire o papel alumínio e corte a batata no sentido longitudinal, mas só até sua metade. Retire com uma colher (chá) um pouco do miolo e coloque em cada uma, uma colher de requeijjão, o queijo ralado, um pouco de manteiga aerada, o bacon e por último a cebolinha. Sirva em seguida enquanto tudo está derretendo...
*Manteiga Aerada: deixe a manteiga atingir a temperatura ambiente e bata-a na batedeira, em velocidade alta. Aos poucos, acrescente água gelada até a manteiga ficar areada. (Use no máximo 1/4 de xícara de água gelada para cada xícara de manteiga batida).

  MINHA RECEITA: Como tinha que fazer com o que tinha em casa, troquei algumas coisas:
 
Antes de fechar o papel alumínio, coloque sal grosso e fure com um garfo
 
1)    Antes de fechá-la no papel alumínio, coloquei flor de sal (pode ser sal grosso) e um dente de alho, embaixo de cada batata (intuição de que o alho ia dar um sabor especial).
 
 
 
2)    Esqueci de furar a batata antes de embrulhar (sim, também erro e esqueço coisinhas...mas sempre conserto a receita, isso é importante!), e ai já haviam passado 25 minutos - tempo que dizia ser necessário - quando percebi (coloquei no forno quando faltavam 25 minutos para o tempo do filé). Abri e realmente não estava pronta. Furei ela novamente (percebi que o alho foi uma ótima idéia, olha a crostinha que fez - estava do lado de baixo, mas virei para furá-lo), fechei e levei ao forno por mais 10 minutos.
 
3)   Na hora de servir, em vez de mussarela, usei Prima Donna – para variar – que é o preferido do maridinho, ai tem que ter para agradar! ´Já perceberam as inúmeras receitas, ne?!
      Não coloquei cebolinha porque não tinha, mas adoro. Nem bacon pq tb n tinha, tb adoro =(
Enfim, mesmo assim ficou delícia e combinou perfeitamente com o filé!

Gostaram?! =****

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Recife Moda & Música

Olá!

Finalmente uma semana de moda em Recife! nós merecemos! heheh
Dias 21, 22 e 23 de Maio, na Carvalheira, acontece o RECIFE MODA & MÚSICA.


Olha os horários:
 
DIA 21
Desfiles
Walério Araújo – 18h20
Club Noir – 19h
Kikorum – 19h40
Rush – 20h20
Forum – 21h
Palestra – Magna Coeli (Cases de moda sustentável)
Música – Gomus e Banda Amsterdam
 
DIA 22
Desfiles
Iska Viva – 18h20
DTS – 19h
Clara B. – 19h40
Refazenda – 20h20
Melk Z-Da – 21h
Palestra – Guilherme Flarys (Música como ferramenta sensorial na moda)
Música – Gomus
 
DIA 23
Desfiles
Movimento – 18h30
Noemi Rendas – 19h
Prata da Casa – 19h30
Sianinha – 20h
Jogê – 21h
Dona Santa/Santo Homem – 21h30
Palestra – Caio Braz (Moda e comunicação)
Música – Gomus/Banda Amsterdam/DJ Lala K/DJ José Pinteiro.


MUITA COISA BOA VEM POR AÍ!!!

Os ingressos estarão à venda na Carvalheira e no SINDIVEST/PE, e custarão R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia-entrada) por dia. O ingresso dá direito à entrada de duas pessoas no evento.

Mais informações:
Rua Manuel Didier, nº 53 – Imbiribeira
Fone: (81) 3081.8130 / 3412.8406

Vou passar depois os desfiles da Fórum e da Jogê! =***

sábado, 11 de maio de 2013

MARIA FILÓ - FASHION RIO 2013


A MARIA FILÓ mostrou uma estamparia linda com flores que enfeitam os rituais e celebrações na Tailândia, como as orquídeas, tanto na linda estamparia, inclusive em 3D, e até em detalhes nas sandálias. Trouxe ainda as tendências do P&B listrado (só o que o povo está usando na rua, nem aguento mais as calças listradas, muita gente igual!), a estampa étnica, o jaquard (adoro!) os comprimentos curtinhos, as saias assimétricas e o sapato masculino dourado (oba, tenho um oxford dourado que amo da Carmen Steffens..estava meio off, mas voltou! Adoro os sneakers altos, apesar de ter caído um pouco, mas não amo muito os creepers - apesar de ter usado muito na adolescência, na última vez que entrou na moda =P ahuahuahau ).

Bolsa metalizada, e flores em 3D

Calça curta, e flores em 3D

Trabalho artesanal fantástico! Sapato dourado =)




Recortes assimétricos na saia..lindo trabalho!

Veludo com efeito molhado continua no verão!

Listrado P&B, mas com criatividade =)

A super top Isabelle com um vestido com trabalho lindo!
 
Como fazer o make da Maria Filó: http://ego.globo.com/beleza/noticia/2013/04/cabelo-do-desfile-da-maria-filo-no-fashion-rio-tem-inspiracao-asiatica.html

Gostaram?!?!
=****

sábado, 4 de maio de 2013

Filé de frango com molho de capim-santo (capim santo ou erva cidreira) servido com arroz negro

Olá!
Ontem fiz um teste em casa que ficou muito gostoso e com sabor leve, sofisticado: o molho de capim-santo.


Ingredientes para o frango:
1 peito de frango cortado em cubos
1/2 cebola em brunoise (cubinhos bem pequenos)
2 dentes de alhos cortados em fanias bem finas
1 colher de manteiga (de boa qualidade, não serve margarina, pois modifica o sabor)
1 colher de azeite (não serve óleo, pois modifica o sabor)
1 lata de creme de leite
1/2 xícara de chá de capim santo (se usar sachê, faça bem forte, ou melhor ainda, fazer com a própria folha e coar)
1 colher de farinha de trigo
sal e pimenta do reino branca moída na hora
1 limão

Primeiro, corte o frango e tempere com sal, pimenta branca e meia banda de um limão (espremido na mão mesmo). Deixe marinando, enquanto corta a cebola e o alho.
Leve ao fogo com a manteiga e o azeite (não use só a manteiga, pois ela pode queimar) para refogar a cebola e o alho.
Adicione o frango e refogue também.
Quando ele estiver todo por igual na cor - deixa de ficar rosinha para ficar branco, tire só os pedaços do frango e reserve.
No "molho" de manteiga, adicione o creme de leite e mexa. Adicione o chá e mexa.
Se tiver ralo, a parte, misture a farinha de trigo com este molho e quando estiver homogêneo adicione no molho e mexa tudo.
Eu ainda deixei os sachês do capim santo até a hora de servir, quando juntei o frango e esquentei tudo. Não deixe ferver muito, para não talhar.

Sirva com arroz negro, ou outro acompanhamento de sua preferência.
Para ornamentar usei pedacinhos de frutas secas - damasco e tâmara, porque adoro o gostinho salgado com doce.

Vai entrar no cardápio da CASA DE CAMPO próxima semana!
=****





quarta-feira, 1 de maio de 2013

Caramelo da Bretanha (caramelo salgado) - Caramels au beurre salé

Finalmente a receita tão esperada, para fazer no lanche, jantar ou perfeito no café da manhã, e servir com um delicioso crepe/panqueca (minha receita aqui), oba!!!

Achei linda esta foto de um blog francês


A receita abaixo foi passada pelo Chef Christophe Legond, do Voilá Bistrot - Pousada Caminho do Ouro em Paraty-RJ. Comi e AMEI!
Ele disse que é mais ou menos isso, porque já faz de cabeça..
Vou testar no fim de semana e se tiver modificação eu digo =***

Caramelo da Bretanha / Caramels au beurre salé
Ingredientes:
400 g de açúcar
200 g de manteiga com sal
1/2 litro de creme de leite fresco
10 g de sal
Modo de Preparo: colocar o açúcar numa panela de fundo espesso e pingar um pouco de água. Levar em fogo brando até obter um caramelo claro. Adicionar a manteiga amolecida e misturar com uma colher de pau até obter uma massa consistente. Colocar 1/2 litro de creme de leite aquecido, o sal e misturar com a colher de pau até que o creme de leite desapareça. Voilà!
 
Um pouco de curiosidades:
A Bretanha é uma região do litoral da França (noroeste), fica no caminho para a Grã-Bretanha..acho q por isso o nome, hein!?
Produtora de leite, lá tem receitas maravilhosas, como este caramelo - Caramels au beurre salé: ou seja,  caramelo de manteiga salgada.
Outras delícias do local são: cerejas (amo!), ostras (amo!), queijos como o verdadeiro camembert (amo!), tudo que eu disser que lá produzem, vou dizer que amo, então:
Amamos as delícias da Bretanha! e vcs?!?!
 
Obrigada Chef!
Hummmmm
=***

Sopa Francesa de Cebola - gratinada com queijo Prima Donna


Olá,
Testando receitas, fiz esta semana em casa e amei! Já entrou no cardápio da Casa de Campo!

Não é uma receita ligth como uma sopa de cebola comum, mas sim uma receita gourmet, para apreciar com um bom vinho!
 1)Corte 1,5kg de cebola em tiras e junte com 50g de manteigapara dourar por uns 20minutos.
Coloque 2 colheres de farinha de trigo e refogue por mais 1minuto.
Adicione 100ml de vinho tinto (ou branco, como na receitatradicional - usei o tinto porque eu estava com vontade de beber, e ai sempre que faço só para meu marido e eu, uso o mesmo vinho para beber e na receita), 500ml de caldo de bacon (ou caldo de frango).
Tempere com sal, pimenta, e as ervas que preferir.
Deixe cozinhar por mais uns 25 minutos (deixedestampado  nos primeiros 10minutos edepois tampe).

2) Asse fatias de pão (se for no forno, não o desligue, paragratinar a sopa.
3)Rale na hora seu queijo favorito. Ex.: Prima Donna, Gruyére,ou algum mais em conta.

4) PARA GRATINAR:
Leve ao forno pré-aquecido, por uns 10 minutos, da seguintemaneira:

- Se for servir para duas pessoas numa  “le creuset” como na foto, pode colocar asduas fatias e por cima o queijo ralado na hora (seu preferido, no meu caso useiPrima Donna, mas pode ser o Gruyère que é mais barato e combina bem o sabor).
 - Se for servir paramuitas pessoas, mas em cumbucas individuais, coloque uma fatia em cada cumbuca,e o queijo por cima, para gratinar.
 - Se for fazer paramuitas pessoas numa panela, corte em cubinhos os pães, como se fosse croutons.
 
Harmonização: Não sou especialista, então só sigam como palpiet!
O ideal para a sopa de cebola gratinada tradicional podem ser os franceses: Beaujolais-villages, Entre-deux-mers, Mâcon-villages. Ou simplesmente um Chardonnay.
Mas como sou bem mais apreciadora de beber vinho comendo, do que entendida mesmo, tomei um tinto português que sempre tem na minha adega, e usei na sopa, por isso ela ficou marronzinha. eheh
obs: Normalmente quando crio esses pratos, não é algo pensado antes. Chego em casa, vejo o que tem e "voilá"...então nem sempre dá para harmonizar perfeitamente, tenho que ver o que tenho na minha adega.

OBS: COMO SE DEVE GRATINAR NA HORA DE SERVIR, FIZ UMA ENTRADINHA BEM SIMPLES E DELICIOSA PARA COMER ENQUANTO ISSO:
 TROCINHOS DE PRIMA DONNA, EM BANHEIRA DE AZEITE DE TANGERINA, GRATINADO NO AÇÚCAR COM CANELA:
Inventei esse nome enorme para descrever o que está na foto..simples assim: coloquei numa cumbuquinha um pouco de azeite de tangerina (Premiere Pressiona Provence - azeites especiais italianos), por cima os cubinhos de queijo, e um pouco de açúcar com canela (sempre tenho pronto para fazer cappucino - viciada!), para finalizar, maçariquei para fazer a crostinha. =P
 
Gostaram?!
=****