casa de campo

Ateliê Roberta Imperiano

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Magret de Canard ao molho de vinho e mel de engenho



 
OLá! hoje minha receita é do meu prato preferido: Magret de Canard!
Esta fiz com molho de vinho e mel de engenho, servidos com batatas.
 
O que mais gosto mesmo é fazer servido com Foie Gras (fígado de pato mulard ou de ganso) e uma fruta como kiwi e tâmara (inventei essa e foi a melhor coisa q já fiz..e mais simples também!), mas a receita que fiz hoje, fica mais perto de nós Brasileiros, já que tanto o magret como o foie gras é bem difícil de encontrar por aqui =(
 
 
Fiz duas arrumações de prato, como sempre, para vocês escolherem a preferida! =)
Antes de iniciar minha receita, vou tirar algumas dúvidas que sei que são normais:
 
1) Para ser chamado de MAGRET DE CANARD (magret em francês signinifica peito, e canard = pato) o pato tem que ser da raça MULARD. Por isso, fica parecendo uma picanha - com uma capa grossa de gordura e a carne bem vermelha. Caso seja de outra raça, não se chama MAGRET, e sim Filé de Canard! ok?
2) O magret e o confit de canard não pode ser confudidos! O confit é uma forma de cozimento com a própria gordura, que normalmente é feito com a coxa do pato, mas inclusive pode ser feito com o magret (chamado magret confit), e outras partes! 
 
Foto da preparação, ainda cru, com sal, pimenta e alho frito
Então vamos a receita!
Você vai precisar de 1 magret para 2 pessoas.
Faça cortes com uma faca super amolada, na parte da gordura, que forme losangos.
Tempe com sal, pimenta do reino, alho frito.
Aqueça uma frigideira anti aderente e coloque o peito do lado da gordura para selar.
Se desejar use um fio de azeite.
Deixe ficar bem dourado e vire para selar o outro lado.
O ponto dela deve ser mal passado como uma picanha..rosa mesmo, nada de passar do ponto, pois vai perder o sabor!


MOLHO DE VINHO E MEL DE ENGENHO
Frite meia cebola cortada em cubos (ou como preferir), adicione 1 taça de vinho tinto (não precisa ser o melhor, mas não use daqueles super baratos que usamos para temperar carne, não, ok? usei o Rio Sol syrah), e meia xícara de mel de engenho (se não tiver pode usar aquele mel karo), misture e deixe reduzir um pouco. Acrescente meia xícara de aceto balsâmico com uma colher de sobremesa de caldo de carne (ou 1/2 tablete) e 1 colher de sopa de amido de milho, misture e deixe reduzir também. Use uma pitadinha de sal. Prove (com uma colher limpa, que depois de colocar na boca vai direto ser lavada - estou dizendo isso porque tem gente na TV fazendo diferente..heheh) e veja se está ao seu gosto. Eu gosto bem agridoce, então de repente você corrige com mais mel. Se gostar muito de alho, na hora de fritar a cebola você pode usar alho também, ou colocar o alho ja frito como fiz. Ficou delicioso!
MUITO CUIDADO PARA NÃO ESQUECER A REDUÇÃO E QUEIMAR!!!! please!

obs: Fiquei bem traumatizada porque fui a um restaurante francês (famoso e caro) em Olinda no dia do meu aniversário e pedi o magret com molho de vinho e veio queimado. Reclamei e nem mesmo desculpa pediram. Terminou que meu marido comeu e ainda pagou uma conta cara! Reclamei no face deles também, e eles nem me responderam nada. Fiquei muito decepcionada porque imaginava um restaurante totalmente diferente, achava o Chef o máximo sem nem ter ido lá. Foi minha primeira vez, e última! Acho que se pode errar, somos humanos. Mas se erramos, devemos ajeitar o erro, ou recolhendo o prato e trazendo outro, ou não cobrando o valor, ou dando outro almoço para mostrar que são bons realmente. Mas nem responder, acho uma falta de respeito com o consumidor!

BATATAS ASSADAS
Adoro aqueleas batatas aperitivos. Sei que aqui em Recife vende no EXTRA.
Lave-as, não descasque. Dê uma fervida nelas, e leve ao forno.
Já fiz levando ao forno direto, e prefiro cozinha primeiro, porque não tem como não ficar saborosa!

Nunca havia comido magret com batatas, e ficou delicioso! O molho de vinho e mel combinou também demais com as batatas  e com o magret.

HARMONIZAÇÃO: VINHO TINTO ESTRUTURADOS FRUTADO, como um bourdeaux, ou do novo mundo - merlot e syrah.

Dica: site de harmonização.

E ai, gostaram?
=****


3 comentários:

  1. Adorei a receita! Onde você encontra magret de canard para comprar no Recife?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniella, compro numa distribuidora, mas só vende caixas com 10kg. Mas já vi no barChef p vender, e acredito q Casa dos Frios tb. Obrigada ;***

      Excluir
    2. Esqueci de colocar o nome da distribuidora. http://www.manihot.com.br/
      =***

      Excluir

Obrigada pelo comentário =***