casa de campo

Ateliê Roberta Imperiano

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Dia da Pizza - 10 de Julho


Apesar de um pouco atrasada, nunca é tarde demais, verdade?
Ontem foi o dia da Pizza, e quem não gosta de uma pizza principalmente na preguiça do domingão?!?!?! ahahh

Curiosidade: Quem mais consome pizza são os paulistas (só perde para NY), principalmente no sábado.

Aqui em Recife as melhores pizzas - para mim - encontram-se no Armazém Guimarães(BV), Bemvinda(apenas delivery, em BV ) e Tomaselli, La Gôndola(Espinheiro e BV).

Em São Paulo o que não falta são pizzarias de alta qualidade, afinal é a cidade mais italiana fora da Itália! A que mais gosto é a do Bráz, mas na dúvida, qualquer comida italiana está no bairro do Bixiga. Eu já postei aqui..segue novamentë: click.

Eu e Xande adoramos pedir metade alho, metade marguerita - é sem erro em qualquer pizzaria! aiii q vontade! meio ruim escrever sobre isso na hora do almoço! kkkk
e uma pizza bianca/branca de entrada com um azeite de primeiríssima? nossa..água na boca!

Mas, vamos lá ao que interessa.. COMO FAZER UMA PIZZA EM CASA!

Na sexta, o programa Mais Você fez um especial sobre pizza, e achei uma ótima idéia colocar aqui as receitas dela.

Cada um dos grupos fizeram uma massa. Eu não tive tempo de fazer esse fim de semana, porque tirei uma folga para ir a um casório e não cozinhei nadinha de nada! ahahha
Mas, como Felipe (participante da equipe azul) é dono de uma pizzaria em SP, eu realmente aposto que deve estar perfeita. Mas próxima semana complemento este post com minha experiência.

Segue as receitas:

Equipe azul
  • 1 kg de farinha de trigo
  • 10 g de sal
  • 500 ml de água gelada
  • 20 ml de óleo de canola
  • 30 g de fermento seco
1°- Numa batedeira coloque 1 kg de farinha de trigo e 10 g de sal e bata bem, em velocidade média, por +/- 1 minuto. Adicione 500 ml de água gelada e 20 ml de óleo de canola e bata por mais 5 minutos. Acrescente 30 g de fermento seco e bata por mais 5 minutos.
2°- Desligue a batedeira, e com as mãos enfarinhadas, retire a massa. Se necessário polvilhe mais farinha na massa.
3°- Com a massa faça bolas de +/- 350 g e deixe descansar por +/- 30 minutos numa tigela untada com óleo.
4°- Numa superfície enfarinhada abra as bolas de massa de +/- 40 cm de diâmetro. Coloque o molho e o recheio de sua preferência. Leve ao forno alto a 200°C por 10 a 15 minutos.

Dicas

1°- Se você for utilizar um recheio com uma grande quantidade de queijo dê uma pré assada na massa por +/- 1 minuto para que a massa não fique engordurada.
2°- Se quiser diminua a quantidade de fermento para 7 g e deixe a massa descansar de 2 a 3 dias dentro ou fora da geladeira. A massa fermentará lentamente e ficará mais leve e crocante.

Equipe vermelha
  • 15 g de fermento biológico fresco
  • 15 g de açúcar
  • 15 g de sal
  • 50 g de óleo de girassol
  • 5 g bicarbonato de sódio
  • 5 g de amido de milho
  • 300 ml de água morna
  • 300 ml de água fria
  • 1 kg de farinha de trigo

1°- Numa tigela coloque 15 g de fermento biológico fresco, 15 g de açúcar, 15 g de sal e 50 g de óleo de girassol e misture bem. Acrescente 5 g bicarbonato e 5 g de amido de milho e misture. Adicione, ao mesmo tempo, 300 ml de água morna e 300 ml de água fria e em seguida 1 kg de farinha de trigo. Sove bem a massa, com bastante força. Deixe descansar por 10 minutos ou até que a massa esteja elástica.
2°- Divida a massa em 3 bolas com 400 g cada uma. Com um rolo pequeno abra as bolas de massa formando 3 discos com 40 cm de diâmetro. Coloque o molho e o recheio de sua preferência deixando sem cobrir +/- 1 cm da borda. Leve ao forno alto pré-aquecido a 200°C por 10 a 15 minutos ou até que o queijo esteja derretido.

Dicas

1°- Se quiser diminua a quantidade de fermento para 5 g e deixe a massa descansar por até 18 hs. A massa fermentará lentamente e ficará mais leve e crocante.
2°- Se quiser pegue as 3 bolas de +/- 400 g cada uma e coloque cada uma delas num plástico filme polvilhado com farinha de trigo. Polvilhe farinha de trigo sobre a massa e embale bem. Deixe descansar por +/- 10 minutos.
3°- Você pode colocar as bolas de massa para fermentar dentro do forno. Coloque as bolas de massa dentro de uma tigela coberta com pano úmido e leve ao forno baixo a 80°C por +/- 15 minutos. Retire do forno e utilize. Para acelerar o processo você pode colocar a massa dentro da tigela coberta com pano úmido e levar ao forno médio a 170°C por +/- 5 minutos.
4°- Para que um recheio que utilize carne, frango, lingüiça, carne seca não fique ressecado polvilhe um pouco de parmesão sobre o recheio pois a gordura ajuda a gratinar sem queimar.
5°- Para que a borda da pizza fique mais crocante e saborosa ao completar 10 minutos de forno, retire a pizza do forno e Pincele azeite em toda a borda. Volte a pizza ao forno e deixe por +/- 5 minutos ou até que ao bater com os dedos em sua borda ela faça um som oco.

SE ALGUÉM TESTOU, DÁ O TESTEMUNHO!!! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário =***