casa de campo

Ateliê Roberta Imperiano

sábado, 25 de janeiro de 2014

Prouvot Cozinha Bar

Apaixonada pelas paredes de lousa com o menu do dia.
Amei a estátua! linda!
Olá!
Ontem fui conhecer, finalmente, o Prouvot Cozinha Bar, o mais novo bistrô boteco da cidade, no Pina, local perfeito para unir a zona norte e a zona sul.
 
De cara, apaixonei-me pela parede de lousa desenhada com os pratos do dia. Acho que isso deveria ser uma prática comum dos restaurantes, pois é uma forma de usar os melhores ingredientes do dia, ter sempre pratos novos, e mais rapidez no feitio do prato. Vemos muito isso na França, e para mim não tenho dúvidas, se gosto da opção do dia é ele que peço!
 
 
Foto do Gastro Online: "Paredes contam com gravuras de partes da França, herança do avô de Hugo, Ivis Pierre Prouvot"
A casa é comandada pelos irmãos Hugo e Júlio Prouvot, e coisa de família sempre tem um toque especial, não é?! 
 
Assisti uma aula de Hugo no Prazeres da Mesa ao Vivo Recife, em 2011 (post aqui e aqui). E ele ensinou um prato com cogumelos, como shitake e shimeji, castanha e mel de engenho que amei! Resolvi ir atrás do restaurante que ele era Chef, foi ai que me apaixonei pelo Bistro Du Vin (post aqui), em Boa Viagem, e agora sou fã de carteirinha do Prouvot Cozinha Bar. =)
 
Já Júlio, bem mais novo, mas não menos talentoso, se apaixonou pela cozinha regional e usa as técnicas francesas para dar um mais chique aos nossos pratos tão rústicos. Juntos, eles trazem um cardápio bem criativo ao bistrô com opções de petiscos, pratos e sobremesas especiais, que não tem como não gostar.
 
 
Os irmãos, Hugo (cinza) e Júlio (branco) - foto Gastrô Online
 
Mas vamos ao que interessa...
 
De entrada pedimos um Steak tartare, que sinceramente não costumo pedir, pois só comi um realmente gostoso em Reims (França), mas por sugestão do Chef Hugo, pedimos, e que boa pedida! Estava realmente divino, e ainda melhor que o francês original! A carne estava temperada com esmero, o queijo perfeito, a saladinha e as torradas combinaram muito bem obrigada, e o chips de macaxeira nunca comi melhor! A entrada é muito bem servida, pediria para 3 ou 4 pessoas fácil! Se não me engano, custou R$36.

 
Para harmonizar, pedimos o Bordeaux da carta, para provar, pois o outro tinto francês era um Côte Du Rhone que já conhecíamos.
Adorei a escolha, só precisa deixar ele respirar um pouco e fica pronto para se deliciar..

O polvo não tinha nada a ver de ser pedido dentro de uma harmonização com carnes e vinho tinto, mas não nos contivemos em provar. Somos fãs desse molusco que quando bem feito é de um prazer sem igual. E que prazer tivemos... estava perfeito, tanto na quantidade de azeite (tem gente que passa do ponto da oleosidade), na consistência do polvo (já ensinei aqui e aqui), na delícia do tomate confitado e nos pãeszinhos caseiros (déliiii).
 
 
De prato principal, meu marido pediu um filé  mignon com batatas ao forno e shitake (adorou) e eu o mignon do dia com nhoque na manteiga. Detalhe, eu estava com tanto desejo que esqueci de tirar foto =/ coisas de Mayssa! (obs: a foto acima eu roubei do insta de Hugo =/ kkkkk, realmente me empolguei e esqueci de tirar foto. Desculpem! Mas é mais uma desculpa para voltar lá e comer aquelas bolotinhas deliciosas!).
 
Sobre a carne, estava no ponto certo (rosa dentro), mas normalmente ainda peço mais sangrento, e o nhoque, apesar de ser grandinho, estava no ponto mais que perfeito. Gostei tanto que essa semana vou tentar fazer (com minha receita, mas se os irmãos quiserem me passar a receita deles, vou ser a pessoa mais feliz do mundo kkkkk) e fazer um post para vocês, ok!?
 


Eu já estava mais do que satisfeita, estava cheia mesmo (isso não foi a educação que minha mãe me deu kkkk), mas como chocólatra (melhor chamar de "gulosa" mesmo), não podia deixar de comer o petit gateau de chocolate de origem (Xande comeu o de goiabada com sorvete de queijo do reino). Hummm... E fechei a tarde com chave de ouro! Bem, depois do vinho, e muita comida boa, bateu aquele sono e deixei para escrever hoje.  =P



Ah, esqueci de elogiar os garçons, que são ótimos e bem treinados.

Gostaram?!

Prouvot Cozinha e Bar

Herculano Bandeira, 287 – Pina
Funcionamento:  de terça a quinta das 18h as 00h, sexta e sábado das 18h00 a 01h00;  almoço passará a funcionar de sexta, sábado a partir do 12h as 16h e domingo até as 18h.
Fone: (81) 3031-3221
 
=****


2 comentários:

  1. Olá, fiz um post sobre o Prouvot Cozinha.bar também no www.isogastronomico.com.br
    Achei muito bom também o local!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário =***