casa de campo

Ateliê Roberta Imperiano

domingo, 23 de outubro de 2011

Magret de canard aux foie gras

Olá!

Como havia dito na postagem anterior, vou passar a receita do Magret de Canard com foie gras. 

Aqui em Paris, para quem gosta de cozinhar é um sonho (não só por isso). Em cada esquina tem um mercado (marchê) de queijos (fromage) e de vários tipos de carne, como o de pato (canard). Eu amooooooooo Magret de Canard (peito de pato), desses bem gordurosos que parece uma picanha (kkk), e em Recife é quase impossível de encontrar - a não ser em bons restaurantes, mas o que quero é eu mesma fazer! Então lá vou eu comprar um magret e um pedaço de foie gras (fígado de ganso).  Como estou num ap alugado, não dá para gastar horrores com várias coisas diferentes para cozinhar, então fui bem prática, se temos dois ingredientes principais de primeira, sem dúvida a forma mais simples será deliciosa!

Obs: Um magret custa 22 euros o kg (compra-se 500gr p 2 pessoas), e o foie acima de 100 euros o kg (compra-se uns 300 gramas para 2 pessoas). Paris está extremamente caro..tudo! Quando vi há uns 5 anos atrás tinha achado caro, mas ainda valia a pena algumas coisas em relação ao Brasil. Mas dessa vez fiquei impressionada. Tirando vinho que é o mesmo preço que água!=P Sim, uma água num restaurante é uns 4 euros (10 reais) mesmo preço de um copo de vinho do Côte du Rhône. (nem digo que tenho tomado todos os dias vinho e vinho, ne?!)

A quantidade que comprei deu para dois dias. Então no primeiro dia, cortei em medalhão o foie gras (esse tinha um pedaço de figo dentro, essa parte escura que dá para ver na foto), adicioneu sal e pimenta e dei uma leve passada na frigideira (sem nenhuma gordura a mais, porque ele já é basicamente gordura). O cheiro é delicioso e o gosto não dá para explicar de tão bom! (é um pouco doce, e eu adoro a mistura do doce com salgado).

Com o magret (peito) fiz a mesma coisa, temperei com sal e pimenta, mas antes dei uns cortes leves em cima da gordura para que o sabor penetrasse quando estivesse sendo assado.
Usei a mesma frigideira que havia feito o foie, sem lavar para ficar o gosto do foie no magret - isso é essencial - mas precisei tirar o excesso de gordura que havia ficado na frigideira (porque o foie solta muitaaaa gordura). Deixei uns 5 minutos do lado da gordura e mais uns 3 do outro lado, em fogo baixo. Depois tirei o pedaço e cortei em tiras grossas, como na foto.

Comemos no primeiro dia com queijo de ovelha e kiwi.

Foie gras com recheio de figo, magret de canard, queijo de ovelha e kiwi (apesar das fotos não estarem muito bonitas, estava bem bom!)


E no segundo com baguete e tâmaras.

Magret com o foie gras ao meio em trapézio, + brincadeiras com as tâmaras.


Num restaurante comi o magret de canard com batatas fritas e salada, é uma forma básica de se servir aqui no almoço.
 
=*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário =***