Finalmente “estou a escrever a vocês” (como os portugueses falam) o que fazer em 3 dias em Lisboa. Devo dizer de antemão, que eu não sonhava em conhecer Portugal, tanto que morei na sua vizinha ibérica – Espanha – e apenas conheci uma pequena cidade portuguesa há 1 hora de Salamanca. Mas, após 10 dias em Portugal e 10 em Paris (que já conhecia e amava, mas fui em Lua de Mel dessa vez - contando mais mil pontos para Paris) meu marido e eu ficamos encantados por Portugal. Come-se muito bem, além de ser belíssimo e cheio de cultura. Deveria ser um passeio imperdível a todos os brasileiros e de outros países de língua portuguesa.
O primeiro passo para se divertir aqui, se você ficará poucos dias – pode ter certeza que 3 dias é bem pouco, mas às vezes é o jeito! - é comprar o voucher para 48horas de tour pela YELLOW BUS (existem outras empresas, inclusive com mais traduções – a Yellow tem para português de Portugal, mas não tem para português do Brasil), mas resolvemos fazer por essa que tinha o TOUR com 4 linhas, pelo preço de 25 euros por pessoa (termina que serve mais do que 2 dias, e você pode usar nas linhas CARRIS, que são os ônibus municipais).
As 4 linhas são o seguinte:, a linha principal AZUL (chamada pela empresa de “Tagus Tour”, onde é possível atravessar a cidade pelo centro histórico, ao ‘El Corte Inglês‘, aos Museus, e a zona de Belém);
Já em Belém, com a linha LARANJA (chamada de ‘Belém Tour’, onde se conhece toda a zona de Belém, desde os monumentos históricos da época dos grandes descobrimentos (Mosteiro dos Jerônimos, Torre de Belém, Padrão do Descobrimento), às lindas mansões do bairro, e ao Palácio da Ajuda, que ficou por muito tempo sendo moradia da realeza.) Uma observação sobre essa linha é que se enjoa fácil, porque é um ônibus menor por ruas de pedra subindo e descendo, mas vale a pena, só não faça com muita fome, nem quando tenha comido muito recente – programe-se!
A terceira linha é a ROXA (a ‘Olisipo Tour’, onde vai para a moderna Lisboa, ao Oriente, com parada obrigatória no Oceanário, e também ao lado histórico da Lisboa do Fado – música típica daqui).
A quarta linha é a mais charmosa, a VERMELHA (‘Hills tramcar tour’, feita de bonde elétrico, cujo passeio é no centro de Lisboa na parte com colinhas, principais bairros: Alfama – com parada obrigatório no Castelo de São Jorge, Chiado e Bairro Alto – com charmosos cafés, como “A Brasileira” e boas lojas, como Marc Jacobs).
Então, vamos lá:
PRIMEIRO dia: Aviso “aos navegantes” que a viagem de Recife a Lisboa é feita das 18h de Recife, e chega às 6h em Lisboa, mas como são 4 horas de diferença (a mais em Portugal), é importantíssimo tentar dormir o máximo possível dentro do avião para quando chegar em Lisboa já poder aproveitar o máximo possível.
Eu cheguei morta de cansada, e o primeiro dia não foi lá essas coisas.
Fizemos o voucher da Yellow Bus. Percorremos a linha azul toda. Começa da Praça da Figueira, onde se pode saborear um café da manhã – aqui chamado de PEQUENO ALMOÇO – na Confeitaria Nacional (semelhante a Confeitaria Colombo no Rio de Janeiro), típica doçaria portuguesa = PASTELARIA, onde não deixe de provar a deliciosa BOLA DE BERLIM (um sonho recheado de creme super especial). Aliás, a comida das pastelarias portuguesas é incrivelmente boa, prove coisas novas sempre porque você sai gordinha, mas feliz! kkkk
Pose na Confeitaria Nacional - DELÍCIA! |
Perto de lá, a pé mesmo, tem o famoso ELEVADOR DE SANTA JUSTA, de onde se pode ter uma vista da cidade. Lá em cima tem um restaurante, mas não conheci.
Elevador de Santa Justa |
Além dos passeios culturais que o ônibus leva, passando por praças imponentes como a Marquês de Pombal, a Dom Pedro IV (para quem n sabe ele é o mesmo Dom Pedro I nosso), os Museus . C Albenkian e M. Arte, juntos a Praça da Espanha, também pertinho tem o “El Corte Inglés” (super loja européia com vendas de perfumes, maquiagens, roupas etc, de marcas famosas como Chanel, Diesel e tantas centenas de outras). Também perto, se for ficar mais que 3 dias, pode passear no Parque Eduardo VII, com uma linda vista também.
Vista do parque Eduardo VII |
Ainda fomos passear em Belém, que é um local super diferente, e que sua principal atração é o famoso PASTEL DE BELÉM - e minha nossa, é muito bom! Você tem que ir na loja/restaurante que guarda o segredo do pastel (é só perguntar onde fica o tradicional pastel de belém, porque nos outros lugares se pede “pastel de nata”). Comi em mais uns 3 lugares e não era tão bom! Num dia mais quente, lá também dá para tomar uma cerveja Sagres com bolinhos de bacalhau.
ATENÇÃO: O ideal é tirar o segundo dia para conhecer Belém, pois existe muita coisa para passear, e é longe do centro de Lisboa (não tem metro).
Começo da noite fomos a Praça do Comércio, onde íamos tentar pegar o tour de bonde elétrico, mas era até às 17h40 a partir de Outubro (Eles colocam os horários até Outubro mais tarde das outras linhas, e essa específica é a partir de Outubro mais cedo que acaba), mas enfim, ficamos num terraço de restaurante ali mesmo, comi um delicioso “sandes” de camarão com vinho tinto, logicamente Português =) justamente onde estava acontecendo a SEMANA DE MODA DE LISBOA (como os leitores sabem EU SIMPLESMENTE AMO MODA.. ).
Praça do comércio |
Obs: Nos bares/restaurantes você tem a opção de pedir um jarro com o vinho da casa, se o local é bom, normalmente o vinho é bom também. Ah, e também tem a opção de pedir uma taça de alguns vinhos – que não é tão normal no Brasil, mas aqui como em outros países da Europa, é bem comum, e os vinhos tem um preço muito melhor em relação ao Brasil.
Lisboa Fashion Week - quase sendo levada pelo vento =P |
Só para não deixar os amantes da moda na mão, segue alguns looks do desfile de 9 de Outubro de Katty Xiomara (foi um dos melhores em minha humilde opnião):
2 Dia: Tire o dia para Belém, e se der tempo faça algo mais!
Mosteiro dos Jerônimos por dentro da catedral |
Conheça o Mosteiro dos Jerônimos (lindo!!!), a Torre de Belém, o Padrão do Descobrimento, além da arquitetura das casas ricas, a marina de veleiros, o Palácio da Ajuda (onde a família real ficou um tempo depois que o Palácio de Lisboa foi destruido pelo grande terremoto do século XVIII). E logicamente coma os Pastéis de Belém (cerca de 1 euro cada.. mas vale mais!). Como fomos dois dias, porque não conseguimos ver tudo no primeiro dia, então comi muitos nos dois dias..ahahahha
Mosteiro dos Jerônimos por dentro |
Quando voltamos ainda fomos de bonde (da Carris mesmo, porque da Yellow já tinha parado – mas é também incluso no valor do bilhete) até o Castelo de São Jorge, que é lindíssimo, super romântico, e tem um restaurante dentro chamado CASA DE LEÃO, que tentamos ir, mas estava lotado. Ele não é tão caro quanto os melhores restaurantes daqui, mas é bem elegante. Não deixe de marcar com antecedência.
OBS: ESTÃO FALTANDO LINDAS FOTOS QUE TIRAMOS DA MÁQUINA DE FILME - ADORADA PELO MEU MARIDO "FOTÓGRAFO" - E QUE PRECISA SER REVELADA.. MAS QUE DEPOIS COLOCO PORQUE FICARAM LINDAS - PRINCIPALMENTE DO CASTELO DE SÃO JORGE!!!!!!!!
Amei ter ido no pôr do sol (no caso aqui umas 19h), a visão da cidade é deslumbrante. Descobrimos então porque os portugueses fizeram Olinda, em Pernambuco – esse bairro é todo com ladeiras, e uma vista incrível!
Como não conseguimos ir ao restaurante “da minha família”kkkk...(brincadeira por causa do meu sobrenome), então fomos em um no final da primeira rua à esquerda depois do castelo. Bem simples, mas com uma comida ótima e atendimento simpático (bem difícil por aqui, onde as pessoas são mais objetivas* que nós brasileiros). Comemos sardinhas com batatas e estava divino! E olhe que não sou muito de comer sardinha, mas tive que experimentar o prato do dia (que normalmente é do peixe mais fresco). Tomamos o vinho da casa (vem numa jarra), que estava ótimo também!
Obs:*objetivos para alguns e grossos para outros =P
Após passar muito calor de dia, passamos muito frio à noite (um pouco menos por causa do vinho..kkk).
ATENÇÃO: Não é normal nessa época tanto calor e sol. Normalmente o clima é mais ameno e com muita chuva, por isso vim despreparada! E ainda mais que aqui o vento é muito forte. Melhor para aliviar o calor, mas é complicado colocar uma saia, e quando o sol se vai, o frio fica intenso. Chegou a variar de 18 a 32 graus em um dia! (Em Recife nem no ano varia tanto =P)
3dia: Hoje fizemos uma “pecado financeiro” e comemos lagostas gigantes..simplesmente deliciosas... perto das praças existem ruas com ótimos restaurantes, que se tiver com o tempo bom, dá para ficar na rua e curtir o clima europeu. =)
Depois pegamos um ônibus para o Oriente (o ônibus da linha roxa faz o percurso, mas ia demorar mais tempo para pegarmos). Passamos por uma área mais simples, com prédios populares, depois volta a ter casas chiques e finalmente se chega a um bairro super moderno, cheio de edifícios modernos, empresarias e centro de convenções. Lá tem um shopping (centro comercial), que me salvou porque eu precisava comprar umas camisetas fresquinhas para aguentar o calorzão! O local fica a beira rio, mas você se sente a beira mar, pois o Tejo é simplesmente gigante..imenso mesmo! No local há teleféricos, e um oceanário que vale a pena conhecer. Além de que o local tem um gramado jóia para passear com crianças e tomar um sorvete. Dica bem legal para quem está de bobeira em Lisboa.
No oceanário estava havendo uma mostra temporária de tartarugas, que foi maravilhoso, e depois fomos a mostra permanente, com aquários gigantes. Neles, “conhecemos” inúmeros tipos de peixes e mamíferos aquáticos de vários continentes. Depois que vi um polvo gigante fiquei louca para comer um polvo..kkk.. por mais que eu seja ambientalista, sou mais gourmet mesmo.. e adoro polvo! Mas durante a viagem eu matei minha vontade =p
DICA HOSPEDAGEM:
- Quem puder ficar em um 5 estrelas: sugiro o Dom Pedro - maravilhoso.
- Para 4 estrelas: sugiro o HF Fênix - tem um na praça Pombal e um perto - os dois tem uma localização ótima!
próximo post.. Porto e Quintas do Douro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário =***