casa de campo

Ateliê Roberta Imperiano

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Workshop: Ana Suassuna e sua culinária sertaneja

Beijos - Foto de Super ChefPara quem não pode acompanhar o Super Chef e as super aulas, vou passar tudinho a limpo para vocês como combinei.
E para começar..um dos últimos, o com a Chef Ana Rita Suassuna, prima do grande escritor Ariano Suassuna, paraibano de nascimento e pernambucano de coração.
Ela é uma fofa. E tem um livro já lançado chamado de "Gastronomia Sertaneja" - eu quero!!!

Ela fez 5 receitas:
- Uma bebida chamada CACHIMBO,
- A maxixada
-um cozido de galinha
-pirão de cuscuz,
- e um docinho delicioso, o BEIJO.

Dica: O maxixe e o quiabo são de produção espontânea, ou seja, basta bater uma chuva que eles aparecem por aqui.
Dica2:Um dos grandes segredos da cozinha nordestinha é cozinhar devagar e em fogo baixo.
Dica3: O que você vai comer de manhã, você tempera no dia anterior. Se vai comer à noite, tempera de manhã.
Dica4:VINAGRE CASEIRO - deixa o caldo de cana fermentando do dia para o outro. Troca de recipiente, mas nunca de plástico. Quando acaba de fermentar fica bem limpo, como uma espumante.

MAXIXADA
1 tigela de maxixe verdoso, 1 coco grande,
½ tigela de coentro e cebolinha picados,1 cebola da terra (roxa) picada
2 dentes de alho,sal e pimenta-do-reino a gosto
modo de preparo: Lavar os maxixes, raspar e cortar em rodelas. Quando bem verdinhos ou do mesmo tamanho, deixar inteiros. Reservar. Raspar o coco, aquecer, tirar o leite grosso e reservar.
Colocar os maxixes em uma panela com pouca água fervendo e todos os temperos: cozinhar em fogo baixo. Quando estiverem cozidos, provar o sal e retirar a panela do fogo. Na hora de servir, acrescentar levemente o leite de coco, levar ao fogo baixo até ferver. Servir quente.

PIRÃO DE CUSCUZ
Ingredientes:- 1 pacote de fubá,- sal,- caldo da buchada
Modo de Fazer:Coloque a fuba em uma vasilha, adicione sal a gosto, e umedeça a milharina até ficar úmida, mas consistente. Deixe descansar por cerca de 1/2 hora. Cozinhe na cuscuzeira por 10 minutos. Retire o cuscuz da cuscuzeira e adicione o caldo da buchada, quente, até dar o ponto de pirão.
Dica: sirva como acompanhamento da buchada. Esse pirão também poderá ser feito, com o caldo de outros cozidos, de carne seca, de peixe, de aves, etc.

Cozido de galinha
1 galinha grande,1 limão,15 a 20 maxixes verdosos,2 batatas doces pequenas, ou uma grande
2 talhadas de jerimum,10 a 15 quiabos verdosos,3 ramos de coentro com folhas e talos bem picados
3 ramos de cebolinha,-verde bem picados,2 cebolas da terra (roxa), uma inteira e a outra picada
4 tomatinhos picados,2 dentes de alho amassados,½ parmesão bem picado
1 colher (chá) cominho,1 colher (sopa) de colorau,½ xícara de (chá) de vinagre
Sal e pimenta-do-reino a gosto
modo de preparo:Limpar, cortar e lavar a galinha na água com suco de limão. Raspar e deixar inteiros os maxixes. Descascar, limpar e cortar em pedaços grandes a batata doce e o jerimum; cortar o talo dos quiabos. Reservar. Colocar a galinha em uma panela grande e juntar todos os temperos verdes e secos, o vinagre e o sal. Misturar tudo muito bem, com as mãos. Tampar a panela por cerca de uma hora para a galinha “pegar gosto”.Levar ao fogo baixo com pouca água. Quando a carne estiver macia, juntar bastante água quente na panela. Colocar ordenadamente os ingredientes que estão reservados, além de uma cebola inteira. Depois de tudo cozido, retirar o caldo, coar e levar ao fogo para fazer um pirão que pode ser de farinha de roça, milho ou cuscuz – que é mais usado.No sertão, em geral, as aves e carnes são temperadas e aferventadas de véspera – se para o almoço – e, pela manhã, quando para algum jantar comemorativo.Esse prato usa todos os pedaços de galinha: cabeça com miolos, pés, miúdos, sobre, pescoço. À mesa, cada pedaço, da cabeça ao pé, como se diz, tem predileção de alguém.

Beijos
1 coco ,6 gemas ,1 copo de leite ,1 colher de sopa rasa de manteiga derretida ,1 prato fundo de açúcar
Modo de fazer: Raspar o coco bem fininho, misturar com as gemas e levar ao fogo baixo junto com o leite, a manteiga e o açúcar. Mexer até desprender do fundo da panela, quando dá o ponto. Retirar do fogo, deixar esfriar e fazer bolinhas. Passar em açúcar cristal e arrumar em bandeja, ou enrolar em papel de seda. Arrumar solto, fazendo alguma decoração na mesa.
O papel de seda é adquirido em folhas grandes, bem coloridas, cortado em retângulos, picotado nas extremidades. O beijo é colocado no meio do retângulo e o papel é torcido nas duas pontas. É uma atividade de grande interesse das crianças, que aproveitam o momento para provar o doce.
CACHIMBO
2 xícaras de chá de mel de abelha , 1 litro de aguardente ,4 xícaras de chá de miolo de fruta da época
Modo de fazer: Misturar o mel com a aguardente, até unir bem. Juntar o miolo da fruta escolhida, colocar em um recipiente com tampa para sacudir bastante. Agitar fortemente até o miolo da fruta se desmanchar e se misturar à bebida. Coar, colocar em garrafas e tampar. Para cada pessoa que visita o recém-nascido é servida uma dose em pequenos copos de vidro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário =***