Estão como fome?
Que tal um filé folhado? humm é muito bom!
Aqui resolvi fazer do meu jeito, com a cara do meu marido viciado em parma e prima donna.
Você vai precisar:
4 medalhões de filé mignon
1 massa folhada pronta (vende na Casa dos Frios, Padeirão, Barchef, Pescadeiro - tudo em Recife)
150g de presunto de parma em tiras finas
100g de queijo prima donna ralado grosso
azeite extra virgem
ramo de alecrim fresco
1cebola
2 dentes de alho
sal e pimenta-do-reino a gosto
Acompanhamentos: salada de tomate e batatas assadas com alecrim
Modo de fazer:
OBS: Você pode fazer um filé inteiro, envolto na massa folhada. Para quem gosta dele mais mal passado (como eu, que adoro o ponto francês, sangrento sem erro) fica melhor. Pode fazer tudo igualzinho, menos o tempo de assar, deixe por 1hora no forno, cada kilo de filé.
Já dei uma receita de um inteiro aqui: http://ofantasticomundodemayssa.blogspot.com.br/2012/12/file-folhado.html
Para quem gosta de mais para bem passado, os medalhões ficam perfeitos!
Eu preferi fazer individuais, porque já estava descongelado o filé, e ai tinha que fazer tudo para poder guardar novamente no congelador.
obs: você sabia disso? uma vez que você descongela uma carne, você não pode guardá-lo novamente cru! você deve congelá-lo agora cozido/assado.
Então programe-se para guardar pequenos pedaços, pois uma vez descongelado, tem que usá-lo!!!
VOLTANDO...
Se quiser fazer em porções individuais como eu fiz, você pode comprar medalhões de filé mignon (se não souber fazer, ou não quiser perder tempo, sujar coisas. E também não é muito mais caro no supermercado, estava R$32 o kg da peça inteira, e R$35 o kg dos medalhões no carrefour).
Primeiro, tempere-os apenas com sal e pimenta ralada na hora. Sele os medalhões numa frigideira com azeite bem quente - muito importante não deixar muito tempo, pois ainda cozinhará no forno. Basta dourar e está pronto!
ATENÇÃO: NUNCA FURE A CARNE (nunca espete o garfo) enquanto sela a carne, pois é imprescendível que ela mantenha todo sangue/água dentro dela para ficar macia.
Na mesma frigideira, use o azeite com o sabor da carne para fritar a cebola cortada miudinha (à brunoise) com lascas de alho, e um pouco de alecrim.
IMPRESCENDÍVEL, deixar o medalhão esfriar totalmente - ideal é ficar na geladeira, antes de enrolar com a massa folhada, pois a massa é feita de manteiga, e se colocar algo quente, ela vai derreter!
Já frio, enrole cada medalhão com as tiras de presunto de parma (inove e use outro presunto que preferir, se for colocar bacon, já frite antes).
Medalhão do filé envolto com parma |
DICA: Use bem mais queijo do que usei, ficou gostoso, mas senti falta de mais (adorooo queijo). Se você usar um queijo em fatia, envolva como fiz com o parma =) déli!
Massa folhada com o filé |
A massa folhada tem que ficar bem dourada e sequinha. Está pronto!
Para acompanhar, tempere tomates e asse batatas no forno com alecrim, sal, pimenta e azeite. A combinação ficou bem boa!
E bom apetite!
Gostaram?!
=************