|
Minha invenção: Leitão Civilização do Açúcar (pernil de leitão com molho de caldo de cana) |
Olá! Finalmente minha última receita que esteve no livro "Comedoria Popular - receitas, engenhos e fazendas de Pernambuco".
Modéstia a parte, adorei a arrumação do prato: corte do pernil + purê de batata doce envolto com banana frita + pimentinhas para colorir =)
Este prato eu inventei em homenagem ao nosso Engenho Angicos e a todos aqueles que estão trabalhando com a cana desde os primórdios no Brasil. Mas novamente, Ana Cláudia no seu livro mudou o nome para "Pernil Suíno com Molho de Caldo de Cana". Não tem problema, continua delicioso =)
Enfim, espero que gostem. Se for um leitão criado na sua própria fazenda ainda fica mais gostoso! Não tem fazenda? Então vá na Casa de Campo e se delicie!
INGREDIENTES DO PERNIL DE LEITÃO:
1 pernil de leitão
1 copo de vinho branco seco
1 copo de suco de laranja
1/2 copo de suco de limão
6 dentes de alho
2 cebolas grandes
2 folhas de louro
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 maço de salsa e cebolinha verde
1 ramo de manjericão
1 copo de vinagre
2 colheres (sopa) de margarina
Sal e Pimenta-do-reino a gosto
MOLHO:
1 copo de vinho tinto seco,
1 xíc de caldo de cana,
1 c de farinha de trigo,
1 c de manteiga
MODO DE FAZER:
Tempere o pernil de leitão com uma pasta feita com sal, alho espremido, cebola ralada e pimenta. Coloque os sucos de limão e de laranja e o azeite. Por cima, arrume a salsa, a cebolinha verde, as folhas de louro picadas e o manjericão. Deixe repousar por 12 h, virando o leitão de vez em quando. Retire o leitão dos temperos, besunte-o com a margarina, cubra-o com papel-alumínio e leve-o ao forno quente. Coloque no fundo da assadeira o tempero e acrescente o vinho. De vez em quando, levante o papel-alumínio e regue com o molho. Quando a carne estiver cozida, retire o papel para dourar. Borrife o couro com vinagre varias vezes para que vá ficando pururuca. Antes de retirar o leitão do forno, despeje sobre ele gordura fervente para que fique bem empipocado.
MOLHO: Na mesma assadeira, coloque o copo de vinho tinto sobre o caldo do leitão, junte o caldo de cana, mexendo até engrossar com a farinha de trigo e a manteiga.
ACOMPANHAMENTO: PURÊ DE BATATA DOCE ENVOLTO COM BANANA FRITA
PURÊ DE BATATA DOCE:
400g de batata doce cozida e amassada;
200g de xerém de castanha de caju;
200g de manteiga;
200g de creme de leite;
PARA FINALIZAR: 2 bananas da terra cortadas em três, em sentido longitudinal.
Modo de preparo: Ao comprar o pernil de cabrito, lembre-se de pedir para tirar a glândula. Limpe o pernil e esfregue o limão cortado ao meio por toda a carne. Misture todos os temperos e especiarias junto com um litro de vinho. Tempere com sal a gosto, fazendo um marinado. Junte o pernil e deixe marinando de um dia para outro coberto com filme plástico. Em um tabuleiro arrume o pernil com a marinada e cubra com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 3h, depois retire e observe se está macio e começando a despregar do osso, misture o mel, com a geléia e o shoyo e cubra todo o cabrito. Volte ao forno para terminar de dourar, e nos últimos cinco minutos, acrescente a rapadura por cima para finalizar.
Se tiver forno à lenha, asse por mais ou menos 2 horas até ficar macia e levemente dourada, em temperatura branda.
PURÊ DE BATATA DOCE: Cozinhe as batatas doce sem casca, retire a água e amasse-as, ainda quente, com a manteiga. Acrescente o creme de leite, misture bem e por fim adicione as castanhas de caju bem quebradinhas(xerém). Corrija o sal. Reserve.
FINALIZAÇÃO: Frite as bananas em frigideira untada com óleo até dourar. Arrume ao redor do purê de batata doce, e decore com castanha.
|
A receita, como está no livro |
Gostaram?
Para ver as outras receitas do livro, clique abaixo:
- Bolo dos Cavalcanti
-
Cabra Rapadureiro
-
Creme de Macaxeira com charque