Casamento exige bastante planejamento, e o ideal é começar com 1 ano de antecedência.
Como faltam 6 meses para meu casamento religioso, vou aproveitar para ajudar as noivinhas, porque dá mtoooooooooooooooooooo trabalho!
Acima nossa logo, que eu mesma fiz (onde usei no Save the date, usarei no convite, no place card e no menu). Eu adoro fazer cada coisinha, adoro planejar bem, fazer uma festa linda e com nossa cara, mas sem gastar muito dinheiro (não pensaria em não ter uma cerimônia de casamento com uma festinha depois, porque - no meu caso - ficaria algo faltando, mas não tenho vontade nenhuma de gastar muito numa festa, eu não me sentiria bem.. enfim, é de cada um, prefiro gastar com outras coisas, e não me sentir culpada de tanta gente passando fome e eu gastando milhares de reais numa festa. Mas não estou querendo dar sermão, é apenas minha opnião. Acho que cada um tem que ser feliz, e o casamento, sem dúvida, é um sonho para muitas mulheres, seja lá o jeitinho que se comemore).
Abaixo, os principais profissionais para começar a pedir orçamentos (os melhores profissionais sempre são aqueles que nossas amigas/família já conhecem, gostam e confiam!
-Cerimonial
- Igreja/Padre/Casa de Festa/Buffet
-Filmagem e Fotógrafo
-Dj/Banda/Orquestra/Músicos
-Decoração e Buquê
-Convite/ Calígrafo
-Traje da Noiva (Estilista ou Aluguel) / Vestido, sapato, acessórios
-Traje Noivo, daminhas e pajens (Compra ou Aluguel)
-Lembrancinhas dos padrinhos e dos convidados
-Bolo, docinhos e bem-casados
-Maquiagem e cabelo
-Noivinho do bolo
1 ano antes
( )Defina a data do casamento: Importante ser pelo menos 10 meses antes, principalmente se for casar em uma igreja/buffet em Recife ou São Paulo, pois está difícil de se marcar.
( )Defina um valor aproximado que poderá gastar na cerimônia/festa, pois desse budget é que se escolherá o estilo da festa e os profissionais que irão ser contratados.
( )Pense no estilo de festa. O ideal é que seja a cara dos noivos e que caiba no orçamento. Primeiro: Se será na cidade, no campo ou na praia. Segundo: Se irá ser “bolo e champanhe numa igreja”(no caso é ideal para quem quer convidar muita gente, mas quer gastar pouco, e não faz questão de festa); Igreja + Balada com jantar em uma casa de festa; Se será fora da cidade, escolher coquetel, brunch, almoço etc (observe se vale a pena, pois os profissionais tendem a cobrar uma taxa para sair da região metropolitana).
( )Organize uma pasta no computador para colocar as referências que pesquisars. Pesquise em sites, blogs e revistas sobre casamentos, e guarde as informações, antes de contratar qualquer profissional.
( )Fazer uma pré-lista de convidados. Após um tempo pode mudar essa lista, mas é essencial ter uma idéia da quantidade de convidados para saber a dimensão da festa (e para ter todos os orçamentos), qual lugar comportará (inclusive fica deselegante uma cerimônia numa catedral enorme com 50 pessoas, ou 400 pessoas e numa capelinha sem cadeiras o bastante para todos).
( )Definir o local da cerimônia religiosa e da festa (igreja,salão,sitio). Alguns tem a agenda lotada com até 2 anos de antecedência.
( )Contratar uma assessoria de evento. Você pode escolher uma assessora que organize tudo com você, para dar dicas dos fornecedores e economias, ou que seja apenas para o dia da festa e para o RSVP, logicamente os valores são diferentes. Se você não tiver muita paciência para escolher cada coisinha, vale a pena pagar mais para a assessoria. Eu, particularmente, quis escolher tudo com a nossa cara, então só contratei a assessoria básica e cerimonial.
( )Essa é a hora de pesquisar fornecedores. O ideal é pedir orçamentos de profissionais que já foram aprovados por amigas/parentes. Em segundo lugar, estão os profissionais que são sugeridos pela assessoria. De qualquer forma, sempre pesquise muito, deguste e veja decorações. Não assine contratos sem examinar muito bem e veja se está entendendo e concorda com tudo! Tente ir pagando com calma, pois se alguma empresa falir, você perderá o dinheiro! Não tenha pressa!
( )Planeje sua festa de noivado. Se você terá uma (eu não gosto muito de formalidades, então preferi não ter, mas saiba que os parentes mais velhos ficam chateados em não participar do noivado). Todos os convidados do noivado terão que ser convidados para a festa de casamento.
( )Caso vá fazer uma festa de noivado, já “teste” o fotógrado e o videomaker. No meu caso, não tive festa de noivado, mas meu casamento civil foi 10 meses antes do religioso, e no mesmo local (minha fazenda), então contratei a fotógrafa, que fez um book maravilhoso, que pude usar no Save The Date.
10 a8 meses antes
( )Inicie o enxoval
( )Faça um SAVE THE DATE para convidar as pessoas que vocês façam questão de estarem presentes, principalmente padrinhos, pajens e daminhas (mas tenha certeza de quem quer que seja os padrinhos, ou mande com 6 meses de antecedência, pois não poderá desconvidar). Hoje é bastante normal esse convite informal (que pode ser enviado por email ou por correio) para que os convidados se organizem e “guardem” a data de se casamento. O meu acima foi enviado por email, pois não tinha interesse de gastar papel e dinheiro com isso. (Inclusive meu convite não será de papel normal, pois quero algo ecologicamente correto, como ainda não entreguei os convites, é surpresa e não posso contar como ele é =P, mas após a entrega direi.. está ficando maravilhoso, mesmo gastando mais, vale a pena!)
( )Contratar fotógrafo.
( )Contratar filmagem.
( )Cuide de sua saúde e estética. Organize uma rotina mais saudável. Caso você queira estar mais magra para o grande dia, vá a uma médica estética para organizar seu cardápio e exercícios, pois fazer regimes malucos em cima da hora pode enfraquecer seu cabelo, além de lhe deixar pálida e até adoecer. Se quiser clarear os dentes, procure um dentista. Procurei saber e a melhor forma é fazer uma sessão de clareamento a laser mais o clareamento normal (não lembro os nomes técnicos =P), para ficar perfeito. Defina com seu dentista quando é a melhor época antes do casamento para que no dia estejam (veja com seu noivo se ele também deseja fazer o clareamento, como também as mães dos noivos, pois poderá fechar o pacote mais barato para toda a família) com os dentes perfeitos. Não fique com marca de biquíni e muito bronzeada para as fotos do casamento, pois não fica elegante.
( )Traje de Noiva. Se você puder contratar uma estilista, antes de ir nela, pense como será seu vestido dos sonhos. Caso você não possa bancar uma estilista, vá nas lojas que alugam. Porém, pesquise ambos, pois dependendo do aluguel é tão caro quanto uma boa estilista. (A minha estilista cobrou apenas 20% menos para o primeiro aluguel, então para mim não valia a pena).
( ) Pense com seu noivo qual será o Regime de Bens que irão adotar (comunhão parcial ou universal de bens, ou separação total). Verifique a documentação necessária para o civil e o religioso, e marque uns 6 meses antes a data do civil no cartório (às vezes só há data 3 meses antes).
( ) Pesquise destinos para sua lua de mel. Veja o orçamento e os lugares que vocês tem vontade de conhecer, vá em umas duas ou três agências de turismo. Especialmente se for uma viagem ao exterior, talvez haja necessidade de providenciar passaportes e vistos. Quanto antes forem compradas as passagens aéreas, melhores opções de preços vocês encontrarão.
( )Se você ainda não fez a lista de convidados com o nome completo e informações necessárias a entrega dos convites, comece a fazê-lo, pois a etiqueta manda que se entregue pessoalmente cada convite.
( ) Verifique se você precisa providenciar algo para a infraestrutura da festa: gerador, banheiros extras, cobertura para o caso de festas ao ar livre, aquecedores, toldos.
( ) Se a cerimônia religiosa for fora da igreja, comece a procurar pelo celebrante que possa realizar sua cerimônia no local definido. (Como o meu casamento será na capela da própria fazenda, tive muita dificuldade em contratar um padre que tenha uma boa oratória.)
( ) Defina seu convite, modelo e papel a ser utilizado.
( )Entrar em contato com banda, corais e djs, e definir o repertório musical da cerimônia e da festa. (O meu será diferente, com músicas com a cara do meu noivo e eu, hoje em dia não é deselegante usar músicas diferentes das sempre usadas, ao contrário, a moda é fazer um casamento com a cara dos noivos. Mas lógico, procure músicas que combine com a cerimônia, para não ficar desagradável. Após o casamento colocarei os detalhes da minha festa (e são muitos detalhes diferentes, pois eu adoro ser diferente =P)
( ) Defina o cardápio e as bebidas da festa.
( )Procurar um médico para exames pré-nupciais. Isso não é algo ultrapassado, sejam os noivos virgens ou não, ao casar a propabilidade de engravidar fica maior e é imprescindível que a saúde dos noivos estejam em perfeito estado para não ter problemas futuros, principalmente com o feto.
( ) Pesquise o(s) profissional(s) de maquiagem e cabelo. Veja os pacotes para a noiva, sua mãe e irmães (se tiver).
( ) Pesquise decoração e já pense em fechar com o profissional.
( )Providenciar tudo necessário (fechar contrato de venda/aluguel/reforma) para a casa nova.
( ) Faça a revisão do convite e encomende-os, os cartões de agradecimento de presentes, e se for usar, os cartões para marcar lugar (place card), e os menus. O ideal é entregar um mês antes todos os convites, muito antes as pessoas esquecem, e muito em cima é deselegante.
4 meses antes
( ) Já marcou com a estilista para começar a fazer o vestido de noiva? Não deixe para em cima da hora! Lembre-se de começar a fazer o vestido de noiva no máximo 3 meses antes, pois ainda terá umas 2 ou 3 provas.
( )Envie os convites para a caligrafia.
( )Defina a decoração e aproveite para encomendar o seu buquê e o da(s) daminha(s). Se a cerimônia for em local que haja mais de um casamento no mesmo dia, tente entrar em contato com as outras noivas para ver se não quer dividir a decoração.
( )Decida a padronização de vestidos das madrinhas, se possível marque uma reunião. Mas, antes de definir as cores, a mãe da noiva deve escolher primeiro e depois a mãe do noivo. Não é imprescendível que as madrinhas estejam da mesma cor, mas fica bonito se cada madrinha esteja com uma cor diferente, principalmente das mães dos noivos. De qualquer forma, o ideal é que escolham entre longo ou curto. Se for à noite, o melhor é que todas esteja de longo. Se for padronizar cores, lembre-se também dos padrinhos na cor do terno e gravata.
( )Escolher o traje da daminha e pajem (veja com os pais deles – se tiver intimidade - se eles podem arcar com essa despesa, se for o caso, não escolha um traje muito caro, pois será indelicado).
( )Pesquisar o traje do noivo, e a roupa do casamento civil, se for em local/hora diferente.
( ) Procure o cartório mais próximo munido de documentos para marcar o casamento.
( ) Providenciar documentos para o casamento religioso.
( )Pesquise e reserve o veículo para ir ao casamento (carro, carruagem, helicóptero, etc...).
( )Pesquise preços de segurança e manobrista e feche contrato.
( )Encomendar o Bolo, docinhos e bem casados. Faça degustações. Lembre-se de escolher forminhas e embalagens dos bem casados de acordo com a decoração. Veja se a mesa dos doces será feita pelo buffet, pela doceira ou pela decoradora.
( )Reservar hotel para a noite de núpcias.
( )Encomendar os noivinhos topo de bolo.
( )Se você tem um site sobre o casamento, abasteça-o com todas as informações que os convidados poderão precisar: local da lista de presentes, mapa da igreja ao local da festa, hotéis para os convidados de fora.
3 meses antes
( ) Faça sua lista de presentes em ao menos 2 lojas, com opções para todos os bolsos.
( ) Converse sobre a iluminação da festa com sua decoradora e fotógrafo. É importante todos estarem alinhados neste quesito para você não ter surpresas com fotos escuras por causa da decoração à luz de velas ou fotos amareladas por causa da decoração com luz âmbar.
( ) Reserve o dia da noiva.(Se será em sua casa – se for grande, já que terá fotógrafo, videomaker, e sua família, ou no hotel da noite de núpcias, ou no salão).
( ) Negocie com um hotel próximo ao local da festa uma tarifa especial para seus convidados de fora, caso vá ter muitos em seu casamento.
( ) Passe para os músicos (banda, dj, coral etc) as músicas que deverão ser tocadas tanto na cerimônia como na festa (pelo menos as que não podem deixar de tocar).
( ) Envie os convites para os convidados que moram fora do país.
( )Traje do Noivo – encomende o terno sob medida ou alugue.
( ) Defina suas lembrancinhas, comestíveis e/ou úteis.
( ) Se o seu sapato para o grande dia não for feito/alugado junto com o vestido, compre agora! É imprescendível para as provas do vestido.
( ) Comprar ou alugar acessórios (brinco, colar, sapato, luva, meias e grinalda). Ideal é já estar definido como será seu penteado para escolher o véu, grinaldo, brincos etc. (Eu não terei véu e grinalda, já que meu casamento será à tarde na fazenda e não combina com o estilo do vestido e do penteado, mas terei acessórios super fashion..supresa lógico!)
( ) Defina com o noivo suas alianças, caso não sejam as mesmas do noivado. Você precisará de tempo para possíveis ajustes e a gravação dos nomes nela.
2 meses antes
( ) Envie os convites para os convidados que moram fora da cidade onde será o casamento.
( ) Marque a degustação do cardápio a ser servido na festa. Faça substituições se necessário.
( ) Reserve o carro e motorista que irá te levar para o casamento.
( ) Converse com suas madrinhas se você deseja ter uma festa de chá de cozinha ou chá bar. No mínimo, você precisará fazer a lista de convidados e entregar nome e contato de todos para suas madrinhas e a lista de presentes, caso haja.
( )Agendar o curso de noivos.
1 mês antes
( ) Faça o teste de cabelo e maquiagem. De preferência no mesmo dia de uma prova do vestido, para você visualizar seu look completo.
( ) Escreva seus votos, caso tenha combinado com o noivo votos personalizados de cada um.
( ) Faça uma reunião com o fotógrafo/ videomaker para deixar claro todas as fotos que são importantes para você, os informe caso vá acontecer alguma surpresa programada na festa ou algo diferente, enumere cada detalhe que você faça questão de ter uma foto.
( ) Faça uma reunião com o celebrante do seu casamento para alinhar possíveis homenagens ou passagens bíblicas que você deseje que ele fale.
( ) Caso as alianças do casamento sejam as mesmas do noivado, lembre-se de levá-las para polir e gravar a data do casamento.
( ) Se tiver contratado o serviço de RSVP ativo (confirmação de presença), este deve ligar para os convidados para fazer a contagem dos confirmados.
( ) Faça uma reunião com a decoradora sobre como você quer seu buquê e as flores(quantidade dos padrinhos e pais dos noivos) para a lapela do noivo e padrinhos. Decida se as daminhas entraram com mini buquês. Decida se você irá jogar no fim da festa seu próprio buquê ou encomendar um segundo buquê falso.
( ) Compre a lingerie da noite de núpcias. Pode ser que você ganhe no chá de cozinha/ chá de lingerie, ou de uma madrinha mais próxima, mas o ideal é já comprar uma um até 20 dias antes para não esquecer, pois é muita coisa para organizar.
( ) Entregue para sua assessora/ cerimonialista a cópia de todos os contratos com os fornecedores, para que no dia do casamento ela possa verificar se tudo entregue na festa está de acordo com o contratado.
10 a 5 dias antes
( ) Confirmar o número de convidados ao buffet.
( ) Confirmar todos os profissionais/serviços contratados, e se todos os pagamentos estão em dia.
( ) Convide quem vai estar com você ao se arrumar antes de ir à igreja. Veja alguém bem próximo, e bem calmo, que possa compartilhar esse momento com você curtindo e não a estressando!
( ) Faça limpeza de pele.
( ) Faça a prova dos arranjos florais da decoração com a decoradora/ florista.
( ) Faça a última prova do vestido e organize se será retirado por você ou entregue.
( ) Veja quem vai buscar o buquê (caso não seja entregue pelo florista).
( ) Lembre o noivo que ele deve cortar o cabelo e se possível fazer as unhas.
( ) Comece a preparar as malas da viagem de lua de mel, incluindo todos os documentos e câmera fotográfica.
3 a 2 dias antes
( ) Faça depilação, sobrancelhas e unhas dos pés dois dias antes do casamento. Acho melhor deixar para fazer a unha da mão no dia junto com a maquiagem, mas se você achar que não vai conseguir, então faça no dia anterior. A do pé é imprescindível ser feita pelo menos 2 dias antes, para não correr o risco de ficar doendo, caso haja qualquer problema. Também a depilação no mesmo dia pode ficar doendo, por isso faça antes.
( ) Use o sapato do casamento para amaciá-los um pouco. Experimente se sente mais confortável com uma palmilha.
( ) Combine com alguém de levar seu vestido de noiva para a lavanderia ou devolver na loja alugada, no dia seguinte ao casamento. Combine também de alguém guardar os bem casados congelados para você comer na volta da lua de mel, e um pedaço (grande, lógico) do bolo a ser congelado para comer no aniversário de 1 ano de casamento.
( ) Verifique se sua nova casa tem o básico para quando vocês voltarem de lua de mel: alimentos não perecíveis, água, papel higiênico, itens de higiene.
( ) Termine de arrumar as malas da lua de mel e prepare uma mala menor para a noite de núpcias com sua lingerie, roupa do dia seguinte e itens de higiene. Combine quem irá levar estes pertencer para o local da noite de núpcias no dia do casamento.
( ) Mande o plano de mesas para o buffet, se preferir definir os lugares (place cards).
O grande dia!
Hoje é seu grande dia, não vá se estressar com nada! Delegue funções aos outros se houver qualquer imprevisto. Curta o dia da noiva, procure estar descansada e linda, mas se não tiver, deixe com o maquiador a função de embelezá-la! Faça a unha se não tiver feito antes. Curta uma boa massagem, o banho de lua e tudo o que tiver direito! Aproveite muito tudo, pois o planejamento serviu para isso! Boa farra! =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário =***