casa de campo

Ateliê Roberta Imperiano

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Carne de sol com macaxeira e pirão de queijo metido a francês



Olá, 
para comemorar minha estréia amanhã na tvguararapes.com, com o programa GALERIA (confere no meu face a vinheta), uma carne de sol linda e deliciosa. Fiz na semana passada para meu marido (que amou), mas não tive tempo de postar (desculpem!).

Vamos lá!

A carne de sol aqui no Nordeste é a carne que diferente do nome, descansa no sereno (é chamada também de carne serenada) e é bastante salgada. Também não deve ser confundido com a carne de charque (carne seca no sul e sudeste).

Como ela é bastante salgada, não deve ser usada muitas especiarias, basta dessalgar um pouco e fritar com cebola (nem alho coloque).

Para dessalgar, deixe em água morna por 30minutos, descarte a água que estará com aspecto de suja e refaça esse procedimento mais duas vezes.
Ela vai ficar com esse aspecto.

O melhor é você mesma fazer sua carne de sol (como fazemos na Casa de Campo), mas como a vida é muito corrida, a melhor solução é comprar no supermercado. Essa minha foi de coxão de dentro.
Corte em fatias ou em tiras e frite com manteiga de garrafa e cebola. 
Pode fazer no forno com bastante manteiga de garrafa também. Se não tiver de garrafa, use a normal, mas nunca margarina).
Depois de fritar com a cebola, cortei em tiras grossas e dei mais uma dourada para servir
Para acompanhar, acho perfeito o pirão de queijo coalho (esse adicionei queijo gorgonzola, por isso é "metido a Francês") e macaxeira cozida = mais nordestino impossível.

Para quem não sabe, nossas raízes (macaxeira, batata doce, inhame) são bem mais saudáveis e menos calóricas do que as tradicionais massas e arroz. Insira na sua vida, do café ao jantar!




PIRÃO DE QUEIJO METIDO A FRANCÊS
200g de queijo coalho cortados em cubinhos
50g de queijo gorgonzola ou roquefort (sem ele fica o tradicional pirão de queijo coalho delicioso)
1 xícara de leite
2 colheres cheias de farinha de mandioca fina (eu usei a amarela e ainda passei na peneira para ficar bem fina)
1 colher (sopa) manteiga de garrafa
1 pitada de sal
Modo de Preparo
Bata no liquidificador os queijos com o leite e processe até formar um creme homogêneo. Leve ao fogo com a manteiga de garrafa e a farinha de mandioca mexendo sempre até adquirir a consistência de purê.

Ainda arrumei com pimentão vermelho frito (quando ele vai ao fogo fica bem adocicado). Para deixar bem nordestino, troque o pimentão vermelho por verde. Se gostar, sirva com pimenta biquinho - que não arde (amo!)



Gostaram?!
;***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário =***