casa de campo

Ateliê Roberta Imperiano

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Cabra Rapadureiro

Olá!
Como combinado, segue mais uma receita.
Hoje é a minha receita de Cabrito com molho de rapadura, que eu chamo de CABRA RAPADUREIRO para fazer uma graça com o nome... (inventei usando a rapadura feita no nosso Engenho Angicos, na Casa de Campo), Mas que Ana Cláudia ao colocar no seu livro“Comedoria Popular – receitas, engenhos e fazendas de Pernambuco” preferiu trocar para "Pernil de Cabrito com Rapadura".

Foto: Livro Comedoria Popular

MINHA RECEITA ORIGINAL:

CABRA RAPADUREIRO
(pernil de bode assado com rapadura, acompanha farofa de jerimum)
1 pernil pequeno de cabrito;

1 limão;

2 canelas em pau;
1 talo de alho poró picado;
2 talos de salsão picados;
8 dentes de alho picados;
1 folha de louro;
2 litros de vinho tinto;
2 cebolas picadas;

50ml de mel de engenho;
50ml de geléia de menta;
50 ml de molho de soja;

Pimenta e sal a gosto;
100gr de rapadura ralada.


Modo de preparo: Ao comprar o pernil de cabrito, lembre-se de pedir para tirar a glândula. Limpe o pernil e esfregue o limão cortado ao meio por toda a carne. Misture todos os temperos e especiarias junto com um litro de vinho. Tempere com sal a gosto, fazendo um marinado. Junte o pernil e deixe marinando de um dia para outro coberto com filme plástico. Em um tabuleiro arrume o pernil com a marinada e cubra com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 3h, depois retire e observe se está macio e começando a despregar do osso, misture o mel, com a geléia e o shoyo e cubra todo o cabrito. Volte ao forno para terminar de dourar, e nos últimos cinco minutos, acrescente a rapadura por cima para finalizar.

Se tiver forno à lenha, asse por mais ou menos 2 horas até ficar macia e levemente dourada, em temperatura branda.
FAROFA DE JERIMUM: Descasque o jerimum, retire toda a semente, corte em pedaços grandes e leve ao fogo para cozinhar com bastante água, o sal, o coentro e a cebola. Quando o jerimum estiver macio, escorra a água e amasse com um garfo, misturando com a margarina. Em outra panela, derreta a manteiga e refogue rapidamente a farinha. Junte ao purê de jerimum e misture bem. Finalize com coentro.



Abaixo a receita como está no livro:

No livro dela não fica claro de quem são as receitas, foram 10 Engenhos de Pernambuco com suas receitas. Apenas nas páginas de cada um como o abaixo.


Próximas receitas:
Creme de Macaxeira com charque (sopa creme)
Leitão ao molho de caldo de cana, acompanha purê de batata doce.
Torta dos Cavalcanti (de abacaxi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário =***