Ter em mente que o tratamento dará certo, e que sua vida melhorará com pensamentos positivos, é comprovadamente certo que pode ajudar a cura. Estudos com pacientes que apresentam melhoras no organismo por meio de placebo, ou seja, de pílulas sem efeito medicamentoso, ratificam que pelo paciente acreditar que está sendo tratado, sua mente é estimulada a solucionar problemas de saúde. Isso ocorre, principalmente, em auxílio a graves doenças, ou na cura de doenças ligadas a distúrbios psicológicos.
O relaxamento profundo, quando se inspira tensionando por alguns segundos os músculos, e expirando para seu total relaxamento, é um método desenvolvido pelo fisiologista de Harvard, Edmund Jacobson. A explicação científica para o combate de doenças é o de que, quando se relaxa, o organismo libera serotonina que atua no cérebro dando a sensação de bem-estar. Assim aumenta-se o número de células auxiliares da defesa. Já para os budistas, a meditação, ou seja, a prática de se esvaziar os problemas da mente, na tentativa de alcançar o nirvana, é o auge cognitivo da felicidade. E os pesquisadores confirmam que essas formas de trabalhar a mente a favor da saúde não é nada paranormal, pois podem ser demonstradas por imagens feitas por exames especializados mostrando os efeitos concretos no cérebro.
O contrário também é verdadeiro. Pensamentos e sentimentos negativos, além de poderem piorar o doente, podem causar doenças, como hipertensão, distúrbios cardíacos, depressão, enxaqueca etc. Além de doenças adquiridas pela fragilidade do sistema imunológico, debilitado pelo peso dos sentimentos ruins.
*Texto retirado da parte de notas do meu romance "O mistério da lagoa".
O livro O SEGREDO, de Rhonda Byrne, fala exatamente sobre como usar o poder da mente em seu favor. É simples!